Blog Descomplica

Seu sonho é fazer Direito? Vem tirar todas as suas dúvidas!

Ainda não sabe se Direito é o seu destino? A gente te ajuda a descobrir!
porDescomplica| 23/03/2016

Compartilhe

Vestibular você quer, mas você não leva jeito? Com o Descomplica, você vai fazer Direito!

Seu sonho é fazer Direito? Vem tirar todas as suas dúvidas!

Todas as noites, você dorme com um só objetivo na cabeça: a faculdade de direito. Você já até consegue se imaginar de terninho caminhando pelos corredores dos tribunais, ou com seu próprio escritório, bem no estilo Law & Order. Mas aí, você pensa nos textões, nas leis, nos grandes discursos… e é o suficiente para você tremer nas bases. Será que direito é realmente para você? Descubra tudo sobre este curso aqui com a gente e se prepare!

Nem precisamos falar o que o profissional de direito faz, não é? O direito procura cuidar das normas e leis vigentes, organizando as relações na sociedade, sempre procurando a harmonia entre todos os lados para garantir a ordem e a segurança. Nisto, entram, por exemplo, o advogado, que se esforça para defender os interesses dos seus clientes, e o juiz, que julga casos e impasses entre indivíduos ou grupos, entre várias outras figuras.

 

Mercado de Trabalho

Seu sonho é fazer Direito? Vem tirar todas as suas dúvidas!

Leve sempre em consideração: direito é uma carreira muito tradicional, de forma que, mesmo sendo muito procurada, também tem um mercado muito aberto, até para quem acabou de se formar na faculdade! Você pode trabalhar com advocacia ou na carreira jurídica. Como advogado, você irá representar pessoas físicas ou jurídicas, defendendo seus interesses, e pode se envolver com várias áreas, que comentaremos mais tarde. O salário inicial médio pode variar de mil a três mil reais! Agora, se você investir na carreira jurídica, vai trabalhar em órgãos do Estado em investigações ou julgamentos.

Se nenhuma dessas duas áreas te agradar, você pode seguir a carreira acadêmica trabalhar com assessoria jurídica, isto é, trabalhar cuidando de contratos e orientando empresários, entre outras coisas.

 

O exame da OAB

Seu sonho é fazer Direito? Vem tirar todas as suas dúvidas!

Se você curtir a ideia de ser advogado, é bom se preparar: você vai ter que passar pelo temido exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).  São duas provas: na primeira, você terá que responder 80 questões de múltipla escolha, e, na segunda, você terá de redigir uma redação e quatro questões dissertativas sobre situações que você poderá passar.

 

Curso

Seu sonho é fazer Direito? Vem tirar todas as suas dúvidas!

Em média, o curso de direito dura 5 anos, e se prepare: você vai ler muuuitos textões, afinal, é um curso de humanas. Grande parte é bastante teórica, mas, na parte prática, pode rolar até simulações de julgamentos! Nos últimos semestres, você vai poder escolher a sua especialização de acordo com as disciplinas de formação específica. E fique ligado: são obrigatórios tanto o estágio quanto a monografia.

 

No que você pode trabalhar?

Seu sonho é fazer Direito? Vem tirar todas as suas dúvidas!

Em muita, muita, muita coisa. Já falamos como o mercado é extenso, tanto na área da advocacia quanto na área jurídica.

Como advogado, você pode trabalhar com direito civil, representando pessoas em processos de questões familiares, bens, propriedades, etc.; ou com direito administrativo, trabalhando com órgãos públicos e a maneira como eles agem para com a sociedade; pode ainda trabalhar com direito ambiental, direito comercial, direito do consumidor, direito penal, direito trabalhista… são mais de dez áreas só dentro da advocacia!

Já na carreira jurídica, há quatro áreas: na advocacia pública, você irá defender pessoas que não podem arcar com os processos nem com os custos de um advogado particular; na delegacia, você irá tomar frente em investigações e inquéritos policiais; na magistratura, você trabalhará como juiz; e no Ministério Público, você trabalhará como promotor ou procurador da Justiça.

 

E aí? Tirou todas as suas dúvidas? Deixe a sua sugestão para a próxima profissão em nossa série!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica