Sem dúvidas, o Direito é uma das carreiras que mais atraem estudantes e profissionais no país. Isso se deve ao fato de que, além das amplas possibilidades de atuação, a graduação permite obter bom retorno financeiro e pessoal. O Direito Contratual, nesse sentido, é uma especialização em Direito que não foge à regra.
Com diferentes oportunidades em aberto no mercado de trabalho, trata-se de uma área que demanda cada vez mais profissionais qualificados. Por outro lado, muitos estudantes desconhecem esta que é uma das carreiras em expansão.
Pensando nisso, e buscando esclarecer dúvidas acerca das vantagens de se especializar em Direito Contratual, elencamos alguns tópicos explicativos sobre o tema. Confira!
Afinal, o que é Direito Contratual?
O Direito Contratual é um entre os diversos cursos de especializalçao em Direito que, como o próprio nome já indica, tem como objeto de estudo os contratos. Em outras palavras, é a área que busca compreender tudo o que envolve instrumento jurídico, bem como os seus reflexos pras partes.
Como se sabe, um contrato surge do acordo de livre vontade entre duas ou mais pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas. Por meio dele, as partes podem se vincular a obrigações que beneficiam a todos os envolvidos.
E, embora o acordo esteja condicionada à autonomia dos sujeitos, a legislação brasileira estabelece normas genéricas e parâmetros mínimos pra preservação de alguns princípios fundamentais na contratação, como veremos melhor a seguir.
Quais são os princípios do Direito Contratual?
Como visto, os contratos surgem da vontade das partes. Entretanto, pra garantia da justiça nos negócios jurídicos, a legislação intervém a partir de alguns princípios contratuais básicos e de indispensável observância. Confira alguns deles!
- Autonomia da vontade: assegura a livre e consciente vinculação entre os contratantes como pressuposto básico de validade, sob pena de anulação dos contratos em hipótese de dolo, coação, indução ao erro e outros vícios.
- Força obrigatória dos contratos: decorre do primeiro princípio e dispõe que, uma vez formado, o contrato faz lei entre as partes, sendo exigível nos seus termos.
- Boa-fé objetiva: engloba o dever de lealdade, honestidade, probidade e confiança recíproca entre os contratantes em todas as fases e tipo de contrato civil.
- Equilíbrio econômico: preconiza um nível de paridade e equilíbrio nas prestações assumidas por todos os contratantes, de modo a evitar a onerosidade excessiva.
- Função social dos contratos: prega a observância dos potenciais efeitos negativos que o acordo possa ter pra terceiros alheios ao negócio jurídico e à sociedade.
Vale a pena se especializar nesta área?
O Direito dos Contratos é uma área que sempre demanda profissionais capacitados pra atuar. Este instrumento jurídico, afinal, é de extrema importância pro bom desenvolvimento das relações econômicas e comerciais no mercado.
Nesse sentido, pra além da observância dos princípios que regem o negócio jurídico, é preciso se atentar pra uma série de detalhes que garantem os seus efeitos positivos. Por exemplo, os riscos e benefícios envolvidos, o objeto contratado e técnicas de negociação.
Isso sem contar nos critérios técnicos que evitam conflitos futuros entre as partes, como a previsão de multas em caso de descumprimento da obrigação, o que gera danos às partes.
Tendo em vista a valorização do profissional no mercado e as amplas possibilidades de atuação, não há dúvida que vale a pena se especializar na área.
O advogado que optar por esse caminho poderá trabalhar em diversas frentes, desde a confecção de contratos até a revisão de acordos, defesa de processos e reclamações em favor do cliente.
Quanto ganha um especialista em Direito Contratual?
Como visto, não faltam oportunidades pra advogados contratualistas no mercado de trabalho. Sendo assim, e tendo em vista a demanda por profissionais qualificados, os salários podem ser bastante atrativos.
Pra se ter ideia, estima-se que um advogado da área ganha em média R$ 4.798,44 pra uma jornada de 41 horas por semana, de acordo com o site Salário.
A remuneração, entretanto, pode ser ainda maior a depender do segmento de mercado, a qualificação profissional, a região em que se atua, entre outros fatores. Em algumas capitais, onde a competitividade é maior, as contratações podem exigir mais do profissional.
Em outros locais, entretanto, é possível ultrapassar os R$ 11.000,00 em função dessas variáveis. De qualquer modo, os números apontam pra uma tendência de alta na área.
Entre agosto de 2020 e julho de 2021, por exemplo, houve um aumento de cerca de 50% nas contratações com carteira assinada pra este tipo de profissional.
O que fazer para se destacar no mercado?
Se você se interessou pelo Direito Contratual, deve ter se questionado sobre o que fazer pra se destacar no mercado.
Primeiramente, vale destacar a importância da qualificação em Direito pro crescimento profissional. Por meio dela, você poderá entrar em contato com todos os fundamentos da área e, somente então, se aprofundar em contratos.
Ademais, a graduação em Direito permite realizar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil pra obtenção de registro profissional. Pra quem deseja abrir ainda mais as portas no mercado, isto será de extrema importância pro currículo.
Apenas o diploma superior, entretanto, pode não atribuir todas as ferramentas necessárias pro trabalho na área.
Tendo em vista este cenário, a busca por uma especialização também é recomendável. Nesse sentido, a Pós-Graduação online da Faculdade Descomplica pode ser uma excelente escolha.
Pensado pra quem deseja ingressar no mercado, a especialização conta com uma grade curricular completa e atualizada que forma alunos capazes de prestar consultoria especializada diante das mais diversas necessidades do cliente.
Sem dúvidas, o Direito Contratual é uma área promissora, capaz de trazer ao profissional retorno financeiro e satisfação pessoal. Pra se destacar diante da concorrência e conseguir os melhores cargos, entretanto, é necessário se atentar pra qualificação profissional.
Afinal, é ela que garantirá o acesso aos conhecimentos teóricos e práticos indispensáveis pra que você se torne um profissional melhor no mercado de trabalho. Por essa razão, a busca por boas instituições de ensino superior deve ser uma das prioridades do estudante.
E então? Gostou do conteúdo? Agora que você sabe que vale a pena investir nesta área, não deixe de fazer sua inscrição na Pós-Graduação online em Direito Contratual da Faculdade Descomplica!