6 dicas para fazer um resumo incrível

12/04/2017 Camila Paula

O resumo é uma das mais eficientes técnicas de estudos, quando utilizado da maneira correta. É preciso tomar cuidado para não transformar seu resumo em uma xerox ou um pedaço de papel com alguns rabiscos.

1. Conheça o texto e, depois, leia com atenção

Se for o caso de fazer resumo de um texto, livro ou artigo, é importante conhecer a estrutura do texto que será resumido. Como ele está organizado, de que forma o autor te leva do ponto A ao ponto B. Qual é o percurso? A partir do momento que compreender a estrutura do texto, você pode começar a ler com a devida atenção. Vá sublinhando os pontos mais importantes!

Se for uma aula ao vivo do Descomplica, um recurso bem legal é ler o resumo que é disponibilizado com a lista de exercícios. Isso te permite ter uma ideia do que esperar da aula, além de ter um base para a estrutura do seu resumo.

 

2. Busque conceitos, definições e palavras-chave

Durante a leitura do texto ou assistindo à aula, procure destacar conceitos, definições, termos, processos, fórmulas e relações. O objetivo é identificar as ideias centrais daquele material. É como se você procurasse a razão de existir daquele texto ou aula.

 

3. Escreva o texto com suas palavras

Um dos passos mais importantes. Boa parte do seu aprendizado está na forma como você escreve seu resumo. É necessário você pôr o texto no papel com suas palavras. É claro que existem conceitos e definições com significados fechados, que você pode transcrever, porém, a maior parte do seu resumo deve ser composto por suas palavras. O que você entendeu do que leu e assistiu na aula!

 

4. Organize as ideias principais

Sabe aquela hora da aula ao vivo que esperamos pelo print? Então, geralmente, é de um quadro cheio de esquemas que o professor construiu durante a aula. É isso que nós queremos, também, no nosso resumo. Um texto composto por três itens e cada item com quatro subitens. Por que não criar um esquema mais visual desses itens e seus subitens? Não chega a ser um mapa mental, porém, é uma representação mais visual de como os elementos daquele texto interagem.

 

5. Deixe espaço para preencher conteúdo

Geralmente, os primeiros resumos daquela matéria serão incompletos ou rascunhos do que deverão ser. Uma dica legal é deixar um espaço a mais no momento de produzir seu resumo. Esse espaço em branco poderá ser preenchido com novas informações de um texto complementar, de um conteúdo da monitoria ou de um módulo gravado. O legal seria refazer seu resumo. Alguns, talvez, você consiga refazer, porém, imagine tentar reescrever todos. Um pouco difícil, né?

 

6. Faça exercícios

WHAT? O que exercícios tem a ver com resumo? Muitas questões do ENEM trazem um texto, um mapa ou ilustrações contextualizando as informações. Esse material do ENEM é repleto de informações interessantes. Será que seu resumo está completo e você entendeu tudo? Os exercícios são a resposta para essa dúvida.

 

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2657 artigos

1 Comentário para este artigo

  • Selma Lima
    28/11/2019

    Obrigada Camila, sou estudante de psicologia e seu artigo me foi muito importante neste dia. O meu muito obrigada.

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *