Blog Descomplica

Entenda o que é a declaração de comparecimento no Enem

porDescomplica| 28/09/2021

Compartilhe

A gente sabe que vida de estudante e trabalhadô é complicada, néam? Então, se você trabalha e precisa faltar pra fazer a prova do Enem, é preciso emitir a declaração de comparecimento no Enem pra justificar a falta e não perder esse dia, ok?

É bem fácil conseguir esse documento, que fica disponível na Página do Participante no site do Inep. Com ele, você pode justificar a ausência sem ter o risco de levar uma falta nessa data tão importante.

O que pouca gente sabe, no entanto, é que essa declaração precisa ser levada nos dias do exame, pra que os aplicadores assinem esse documento! Se você não fizer isso, de nada adiantou pegar a declaração de comparecimento no Enem.

Quer saber direitinho como conseguir e usar a declaração de comparecimento no Enem pra não dar BO no trampo? Então dá uma olhada nas nossas dicas!

O que é a declaração de comparecimento no Enem?

A declaração de comparecimento no Enem é um documento que serve como comprovação de que você compareceu às datas de realização da prova do Enem

Ele tem como propósito ajudar na obtenção de um abono de falta no trabalho ou em alguma instituição de ensino.

Sabe quando você trabalha e precisa justificar pro chefe que realmente teve um compromisso inadiável, tipo o Enem? 

A declaração de comparecimento no Enem serve justamente pra isso e comprova que você fez o exame, evitando que seu dia de trabalho seja descontado.

Pra conseguir a validação desse certificado, é importante apresentar, antes de entrar na sala de exame, a declaração impressa ao aplicador, em cada dia de provas (são dois). Então, o aplicador assina a declaração, confirmando sua presença no exame.

O Inep, responsável pelo Enem, disponibiliza a Declaração de Comparecimento no seu site (Página do Participante). Com CPF e senha, o candidato imprime o documento e leva pra prova.

Importante: a declaração de comparecimento no Enem é disponibilizada alguns dias antes. Por isso, deve-se ficar de olho sempre na Página do Participante, OK?

Ah! Tem outra coisa mega importante! A declaração de comparecimento no Enem precisa ser impressa pra cada um dos dois dias de prova. Não se esqueça disso, pelamordedeus!

Como emitir a declaração de comparecimento no Enem

Imagem de duas pessoas trabalhando juntas para ilustrar artigo sobre declaração de comparecimento enem

Logo que o candidato entra na página do participante do Enem colocando o seu CPF, a senha cadastrada no momento da inscrição e indica a figura do desafio, ele já vê um link no canto esquerdo escrito “Baixar Declaração”.

Ela fica junto do link pra emitir o Cartão de Confirmação.

Ao clicar nele, o candidato é redirecionado pra um arquivo PDF. Então, é só imprimir e levar no dia da prova!

Em geral, a declaração de comparecimento no Enem do primeiro dia fica disponível assim que os locais de prova são liberados. A declaração do segundo dia costuma ser liberada no dia seguinte da primeira prova.

Embora não seja obrigatório, é legal também imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição pro Enem

Ele reúne muitos dados importantes, como número de inscrição, data, hora e local do exame, e registra se o inscrito precisa contar com atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. 

Como conferir se está tudo certo com sua declaração

É melhor prevenir do que remediar, certo? Afinal, dada a importância da declaração de comparecimento no Enem, você não quer se surpreender tarde demais ao descobrir que há algo de errado com ela.

A primeira coisa que você precisa conferir são os seus dados. Eles precisam corresponder aos seus documentos corretamente, senão o documento todo se torna inválido. Veja também se o seu número de inscrição está certo.

Além disso, como são dois dias de prova, certifique-se de que você tem duas declarações. Por via das dúvidas, é importante ter ambas mesmo que você só precise justificar a sua ausência em uma dessas datas.

Outro ponto fundamental, que já destacamos algumas vezes antes e é sempre válido reforçar, é que você precisa da assinatura do aplicador da prova em cada via da sua declaração. 

É somente assim que você pode comprovar que de fato compareceu à prova no dia especificado.

Uma ótima dica é separar a sua declaração de comparecimento no Enem juntamente com os demais documentos e itens que você vai levar no dia da prova. Assim, não tem chance de você deixá-la pra trás.

Viu só como a declaração de comparecimento no Enem não é um bicho de sete cabeças? 

Ao seguir as instruções que trouxemos acima, você poderá se certificar de que esse documento ajude a justificar a sua ausência no trabalho ou na sua instituição de ensino nessa data tão importante.

Você tem mais alguma dúvida sobre a declaração de comparecimento no Enem? Então, deixe um comentário com a sua pergunta!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica