Se tem uma coisa que muita gente não sabe explicar direito é como fazer um artigo de opinião. Isso porque, para muitas pessoas é complicado até mesmo definir do que se trata, bem como identificar as diferenças entre os outros tipos de texto.
Resumidamente, a pessoa que escreve um artigo de opinião deve trazer um questionamento e defender seu ponto de vista com argumentos. Mas, não é só sair dizendo “azul claro é melhor que verde claro, porque sim”.
Normalmente, esse tipo de texto tem uma estrutura que precisa ser seguida para que se entenda o motivo do questionamento e no que a opinião está pautada.
Para te ajudar a entender melhor, a gente trouxe este conteúdo que vai te mostrar como fazer um artigo de opinião. Boa leitura!
A estrutura de um artigo de opinião
Por defender um posicionamento, esse tipo de texto segue o modelo de dissertações, que deve ter, no mínimo, três parágrafos:
- um para a introdução,
- outro para o desenvolvimento e
- o último para a conclusão.
Dependendo do tamanho do conteúdo, pode haver mais parágrafos, mas a estrutura é sempre dessa forma. Entenda melhor, a seguir!
1. Introdução
Nessa primeira etapa, o tema em questão é iniciado, e são expostos os motivos que levaram à discussão, bem como os acontecimentos que estimularam uma reflexão e, ainda, a forma como o autor participa deles.
Normalmente, a bagagem cultural de quem escreve influencia e, se for o caso, é interessante mencionar essa informação.
2. Desenvolvimento
Tema decidido e questionamento levantado, é hora de apresentar reflexões que concordam ou discordam de algo.
Se o autor é bom de papo, daqueles que sabem dar nó em pingo d’água, deve usar todas essas habilidades de argumentação.
Nesse ponto, a pessoa que escreve justifica o seu posicionamento e faz um gancho para o fechamento do artigo.
3. Conclusão
Depois de apontar um problema, o autor mostra qual ou quais formas, a seu ver, poderiam trazer uma solução.
Principais características de um artigo de opinião
Ao contrário dos textos noticiosos, em que não se constrói frases na primeira pessoa, já que o objetivo é apenas informar, nos artigos de opinião isso não é um problema. Afinal, seu intuito é mostrar pontos de vista da pessoa que o escreve.
Seguindo a mesma linha de pensamento, a linguagem é a mais clara possível, complementando o compromisso de expressar a opinião de alguém.
Uma pessoa expõe o seu ponto de vista para que outra veja uma questão de outra maneira. Então, a busca pelo entendimento do interlocutor é fundamental.
Um artigo de opinião sempre recebe a assinatura de uma pessoa (não necessariamente um jornalista) e não engloba terceiros.
É importante dizer isso para não confundi-lo com o Editorial, que também é um texto opinativo, mas que reflete a opinião do veículo de comunicação.
Cada tipo de texto tem sua forma de construção e características para atingir algum objetivo. Não é diferente com o artigo de opinião.
Enfim, agora que você já sabe como construir um artigo de opinião, está pronto para a redação do vestibular, que vai te levar ao curso e à profissão dos seus sonhos.
Então, é hora de praticar bastante para entrar numa boa faculdade e ser o orgulho da família!