Você passou no Encceja!!!! Arrasou! Tá chegando mais pertinho do seu sonho, não é? Depois de receber esta notícia maravilhosa, é hora de correr atrás do certificado Encceja.
Seja ele do Ensino Fundamental ou Médio, você precisa saber direitinho o passo a passo para solicitar o seu diploma.
Não vê a hora de pegar o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, né? Dá uma olhada no que você precisa saber sobre como solicitar a emissão do certificado Encceja!
Mas, antes disso, dá uma olhada na história do Encceja e em como ele ajuda milhares de pessoas a conseguirem uma formação.
O que é o Encceja e como ele funciona
O Encceja é um exame gratuito e voluntário, que certifica o ensino de pessoas que não conseguiram concluir a educação básica na idade recomendada.
A prova é elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que também publica os resultados e os envia às instituições certificadoras.
De forma resumida, podemos dizer que há uma prova para cada nível de ensino, com questões objetivas e uma redação.
Para o Ensino Fundamental, a estrutura engloba o seguinte:
- Ciências Naturais;
- História;
- Geografia;
- Matemática;
- Língua Portuguesa;
- Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol);
- Artes;
- Educação Física.
Já na prova do Ensino Médio, há questões sobre:
- Ciências da Natureza;
- Matemática;
- Linguagens e Códigos;
- Ciências Humanas.
Para conseguir o certificado, é preciso ter nota mínima de 100 pontos em cada prova objetiva, além de 5 pontos na redação.
Porém, ainda é possível ter uma certificação parcial de proficiência, caso a pontuação não seja alcançada, que libera o candidato de fazer essa parte da prova novamente no próximo ano.
Quem emite o certificado do Encceja e como pegá-lo?
O Ministério da Educação não é o órgão que emite o certificado do Encceja. Ao contrário do que se pensa, ele apenas emite o documento, mas as secretarias estaduais de educação fazem sua emissão.
Além delas, alguns Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) também podem entregar a certificação.
Importante! As secretarias emitem diplomas totais e declarações parciais para quem fez a prova do Ensino Fundamental e Médio. Já os IFETs emitem os certificados apenas para o Ensino Médio.
Se você precisa solicitar a emissão do certificado do Encceja, é preciso fazer o seguinte:
Para ter seu certificado total ou parcial, é preciso antes saber qual foi sua pontuação. Basta acessar a página do participante e digitar seus dados, como CPF e senha. Depois, na lateral, você verá a opção de resultado da prova, bastando clicar sobre ela.
Se você obtiver mais de 100 pontos em cada uma das disciplinas e uma nota maior ou igual a 5 na sua redação, você passou!
Feito isso, é hora de reunir os documentos necessários, que são:
- RG;
- CPF — cópia e original;
- Boletim (pode ser retirado na mesma página em que você conferiu a pontuação).
Depois, é hora de encontrar a sua instituição certificadora, ou seja, aquela que você escolheu no ato da inscrição no Encceja. Vale conferir, ainda, os horários de funcionamento e se a unidade oferece emissão de certificado online.
Geralmente, o tempo de espera para receber o certificado do Encceja varia entre 45 e 60 dias após a prova, mas é importante esclarecer a informação com a unidade que emite o diploma.
Depois de pegar seu certificado, é hora de correr pro abraço! Simbora buscar novas oportunidades de trabalho e até um curso na faculdade!
Calendário Encceja 2023
- Inscrições Encceja: 22/05 a 02/06
- Data da prova do Encceja: 27/08
- Gabarito: 11/09
- Data do resultado: 22/12
Para te ajudar nessa, a Descomplica montou um curso totalmente grátis para você se preparar para o Encceja.
Inscreva-se agora no curso gratuito Chegou a Minha Vez e fique mais perto do seu diploma do ensino médio, mesmo que você não tenha o Ensino Fundamental.