Blog Descomplica

Características de empreendedor: quais são e como desenvolver

Acesse este conteúdo e conheça as 4 características de empreendedor, consideradas indispensáveis para o seu sucesso como profissional!
porDescomplica| 21/10/2021

Compartilhe

Pra saber se você está no caminho certo e se suas ideias e projetos de negócio podem ter um grande potencial de sucesso na prática, hoje o tema de nosso artigo vai abordar algumas das principais características de um empreendedor.

Além disso, vamos explicar por que esses diferenciais são tão importantes pra esse perfil de profissional.

Por isso, sem grandes delongas, vamos direto aos pontos. Aproveite a leitura até o final e tome nota das dicas pra se tornar o melhor empreendedor em sua área.

Vamos lá?

4 características indispensáveis pra um empreendedor 

É claro que essas características de empreendedor não são necessariamente uma regra pro profissional ter sucesso ou não em seus projetos. 

No entanto, sem sombra de dúvidas, todos os aspectos a seguir servem como diferenciais e são considerados pontos positivos no perfil de um empreendedor.

Logo, investir neles ou mesmo buscar formas de desenvolvê-los são estratégias mais que recomendadas em sua jornada. Sendo assim, confira as dicas!

1. Persistência

Apesar de ser possível, não é sempre que as oportunidades batem à nossa porta no dia a dia. 

Por isso mesmo, na maior parte dos casos, é preciso ir atrás, batalhar e conquistar os caminhos necessários até o sucesso e isso pode demandar esforços e até derrotas no trajeto.

Justamente o que vai diferenciar um empreendedor de verdade de um simples aventureiro é a persistência e a perseverança naquilo que ele acredita ser indispensável pros seus objetivos.

2. Iniciativa e proatividade

Este é quase um gancho do tópico acima, a iniciativa e a proatividade são outras características de empreendedor consideradas imprescindíveis.

Afinal, como bem destacado, não se deve esperar que oportunidades caiam no seu colo e que o sucesso lhe espera logo ali na frente.

Pelo contrário! É preciso tomar iniciativas, agir de forma correta e definir seus planos estratégicos pra que seu projeto tome um rumo adequado.

3. Comprometimento

Entre as principais características de empreendedor de sucesso, vale destacar o fator “comprometimento” como um dos mais indispensáveis também.

Afinal, de que adianta ter as melhores ideias, montar os melhores projetos e abandonar o barco no meio do caminho?

Portanto, busque ir até o final de seus objetivos, estenda as suas metas, vislumbre um horizonte ainda mais amplo e não desista ou mude de ideia sem motivos realmente válidos.

4. Conhecimento

Mais que uma característica de empreendedor, a busca pelo conhecimento deve ser vista como um aspecto fundamental na trajetória do profissional.

E isso precisa ser algo contínuo e frequente ao longo de toda a sua jornada. Em outras palavras, por mais inovadoras que sejam as suas ideias ou por maior que seja a sua experiência, hoje, é indispensável agregar novos conceitos, práticas e aprendizados a cada dia.

Como estimular o empreendedorismo? 

pessoa fechando o terno

Agora que você já viu quais são as principais características de empreendedor, a gente também separou algumas dicas que irão te ajudar a como estimular o empreendedorismo na prática e através de dicas super simples e fáceis. 

Portanto, se está sentindo que ainda precisa estimular um pouco mais o seu lado empreendedor, basta que continue aqui com a gente porque temos algumas dicas super simples. 

1. Leia 

Os livros podem te ajudar a ir pra outro mundo ao mesmo tempo em que eu se torna uma pessoa mais criativa. 

Você sabia que Elon Musk e os grandes empresários afirmam que leem horas por dia? 

Claro, se você trabalha fora e tem muitas coisas pra fazer, nem sempre ficar horas por dia lendo é uma opção. 

No entanto, você tem a alternativa de sempre estar lendo em seu tempo livre, como dentro de um ônibus ou enquanto está esperando a fila do banco. 

Hoje em dia, existem centenas de milhares de livros à sua disposição tanto na modalidade de físicos quanto na de digitais.

Em suma, o portal do Wattpad é um exemplo, que permite que você tenha acesso a centenas deles de forma gratuita – e ainda pode ler alguns livros que estão em desenvolvimento e que não terminaram de serem escritos. 

Ah, mas o que fazer quando não se gosta de ler? Bem, isso é bastante simples: você tem a alternativa de procurar por gêneros dos quais possa se interessar e pedir recomendações em grupos de leitura. 

Fazer desafios de leitura ao menos uma vez por mês também é uma forma de conseguir se sentir mais estimulado. 

A gente do Descomplica tem um artigo que vai te ajudar a como ler mais rápido e ser produtivo na leitura, ele pode ser acessado ao clicar aqui. 

2. Tire tempo pro seu precioso descanso 

Pra que você consiga desenvolver as suas características de empreendedor, é crucial que tenha um bom descanso ao final do dia pra evitar o excesso de estresse e de ansiedade de estar empreendendo.

Ao estar com a cabeça mais relaxada, consegue-se pensar em formas de inovar o mercado. Paralelamente, você pode buscar soluções que são mais criativas e fora da caixinha pro seu problema. 

O recomendado é que o empreendedor criativo durma ao menos 8 horas por dia. 

Por isso, nada de subtrair  as suas prazerosas horas de sono apenas pra ficar estudando por muito tempo – fritando os neurônios – ou pelo fato de que se quer ficar mexendo no celular. Viu? 

No seu tempo de descanso, você também tem que ficar mais tempo com a sua família e pessoas que gosta. 

3. Pesquisa de mercado

O empreendedor apenas de achismos nem deve ser chamado de empreendedor! Quando você está começando em alguma área e quer inovar no mercado, não basta apenas ter a ideia.

É  crucial que você tenha dados que comprovem que a sua ideia está certa e que faz sentido. 

Por isso, é crucial que você faça uma pesquisa de mercado pra entender qual é o seu público alvo e quais são os seus anseios. 

Você viu algumas das principais características de empreendedor e por que são consideradas fatores essenciais pra este perfil de profissional em sua trajetória de sucesso.

Se curtiu as dicas e acredita em todo o seu potencial empreendedor, que tal investir de verdade nisso e desenvolver todas as suas habilidades com uma pós-graduação de alto nível? Então, confira nossos cursos e bons estudos!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica