Vai fazer o Enem? Então, você já deve saber que precisa aprender a interpretar textos jornalísticos.
Assim como em vestibulares, o Exame Nacional do Ensino Médio costuma trazer questões longas de interpretação que podem confundir o estudante. Mas não esquenta a cabeça com isso, que a Descomplica tá aqui pra te ajudar!
Você não precisa ser Jornalista pra saber sobre esses gêneros textuais, muito menos se perder no Google pesquisando cada um deles.
A gente vai te mostrar em um só conteúdo tudo o que você precisa saber sobre esse assunto pra não errar na hora da prova.
Bora aprender, então?
Por que textos jornalísticos caem no Enem?
Isto é algo que você pode estar se perguntando. Afinal, por que preciso saber sobre texto jornalístico?
A resposta é muito simples: o Enem prevê em seu conteúdo programático questões de interpretação de texto. Pra isso, o Exame costuma trazer recortes de notícias, entrevistas ou crônicas pra que você possa ler e interpretar.
Existem diversos gêneros de textos jornalísticos, é verdade. Por isso, é fundamental aprender a diferenciar os principais e não errar na hora do Enem.
É isso o que você vai entender agora.
Quais são os principais tipos de textos jornalísticos?
Sabia que tudo o que você vê em jornais, revistas, sites ou programas de rádio e TV, tem texto jornalístico? Esse tipo de conteúdo pretende informar, comunicar ou interpretar fatos de diversos assuntos, como política, economia, saúde e sociedade.
Ainda assim, existem diferenças técnicas importantes entre esses textos. Mas você não tem obrigação de saber disso tudo, e é por isso que a Descomplica existe!
A gente vai te mostrar rapidamente os principais gêneros que costumam aparecer no Enem.
O que é notícia?
Gênero jornalístico informativo, a notícia tem a função de informar, geralmente, sem emitir opinião. Com linguagem clara, formal e impessoal, esse tipo de texto costuma ser objetivo. Ele busca sempre apontar a verdade dos fatos, sem interpretação.
O que é artigo de opinião?
Ao contrário da notícia, que deve ser isenta de julgamento pessoal, o artigo de opinião, como o nome sugere, expõe a visão de quem o escreve. É um texto dissertativo sustentado pela opinião do autor, que deve ser embasada com argumentos.
O que é editorial?
Um texto editorial também é opinativo, mas diferente do artigo de opinião. Isso porque nesse gênero se apresenta o posicionamento da empresa jornalística. É um texto que pode se posicionar de maneira crítica sobre assuntos relevantes do momento.
O que é crônica?
Crônicas são relatos de acontecimentos do dia-a-dia. Um cronista não apenas descreve os fatos, mas interpreta os acontecimentos. Ou seja, a crônica tem o objetivo de fazer com que o leitor reflita sobre temas do cotidiano.
Viu como não é difícil entender? Esses são os principais tipos de textos jornalísticos que costumam cair no Enem. Então, mãos à obra e bora praticar interpretação em sites, jornais e revistas!
Se você treinar o seu olhar pra esses textos, vai ser moleza responder essas questões. Boa sorte e ótima prova!
E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?