• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Queimadas no Pantanal: como pode cair no Enem?

Nesse ano, você deve ter visto os grandes impactos que as queimadas no Pantanal deixaram na região. Mas como isso aconteceu? Por que esse assunto foi tão repercutido no mundo todo?

Vamos te contar a importância desse grande bioma brasileiro e ainda te salvar com informações importantes que podem cair, ou que você pode usar, na prova do Enem.

O que é o Pantanal?

Você sabia que o bioma do Pantanal é a maior extensão úmida contínua continental do mundo?

Pois bem, toda essa riqueza fica localizada nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do sul com aproximadamente 150.355km², que é basicamente 1,76% de todo o território brasileiro.

C:\Users\bruna\Downloads\pantanal-mapa.jpg
Demarcação do Pantanal

Dizemos que é uma longa extensão continental úmida justamente pela sua principal característica – áreas naturalmente e intensamente alagadas por contar com a convergência de diversos rios de planalto que deságuam ou passam por essa planície.

Principais impactos no Pantanal

Um dos principais que podem ser citados é a pecuária e o avanço do agro-hidronegócio. Cerca de 4,6% do Pantanal é protegido por unidades de conservação e podem ocorrer queimadas naturais, pelos raios e relâmpagos das chuvas nos períodos de verão. 

No entanto, as queimadas naturais são parte do funcionamento sistêmico dos biomas continentais, sobretudo no centro-oeste brasileiro. 

Mas acontece que os crimes ambientais com intencionalidades econômicas, pouco conectadas com as dinâmicas locais, afetam diretamente a capacidade de resiliência desse bioma, abrindo espaço para intensas mudanças e degradações ambientais. 

A importância dos biomas adjacentes ao Pantanal

O bioma do Pantanal é diretamente influenciado pelos biomas da Amazônia, Cerrado e dos Chacos – o pantanal do Paraguai e Bolívia.

Isso acontece porque a Amazônia tem uma massa de ar tão úmida, que no verão se expande e leva essa umidade para boa parte da América Latina. Essa massa de ar tão úmida ficou conhecida como Rios voadores

O desmatamento e as queimadas, tanto no Cerrado quanto na Amazônia, consequentemente causam uma redução dos índices de umidade atmosférica e essa umidade não chega no Pantanal, levando seca a muitas outras regiões. 

Tudo sobre a Amazônia Brasileira: ocupação, economia e fronteiras.

C:\Users\bruna\Downloads\rios-voadores.jpg
Fluxo dos rios voadores no Pantanal e biomas adjacentes

O crime ambiental

Nesse ano de 2020, você deve ter acompanhado o tamanho da degradação ambiental sofrida no Pantanal devido às queimadas. 

Foram 2,9 milhões de hectares queimados no Pantanal. Lembrando que 1 hectare equivale a 10000 metros quadrados. 

Em resumo, Julho de 2020 foi o mês que o Pantanal mais pegou fogo nos últimos 22 anos. Os incêndios atingiram 19% do bioma, no que equivale a 19x a área da cidade de São Paulo inteira queimada. Até setembro de 2020, foram 15,4 mil focos de queimada na região. 

As motivações e as culpas

A pecuária já era um problema recorrente na região. Nos períodos de inverno, estação mais seca, o campo do Pantanal fica “pastejável”, E como resultado, recebe muitos bois que se retiram na época da chuva. 

Com as mudanças recentes, o que tem crescido é o aproveitamento de áreas que já estão deixando de inundar para plantar capins e pastagens exóticas. A lógica do agronegócio tem ganhado um poder incomparavelmente maior do que outras lógicas econômicas e produtivas locais, sobretudo no centro oeste e norte do país.

Transpantaneira antes e após as queimadas atingirem na região do Pantanal.

Dados importantes

O Governo federal vem fortalecendo a sensação de impunidade, além da política intencional de total desmonte dos órgãos ambientais. Decisões como essa, consequentemente vem desestruturando, inclusive, os órgãos ambientais fiscalizadores, inviabilizando uma eventual responsabilização criminal. 

Multas ambientais

Em abril de 2019 por exemplo, o governo federal criou um órgão regulatório, o núcleo de conciliação ambiental, para perdoar ou revisar multas ambientais. 

As multas são aplicadas por órgãos ambientais como o IBAMA para fazer cumprir a constituição. A possibilidade de recorrer ou contestar mesmo sendo pego em flagrante abre precedente para um grande cenário de impunidade. 

Além disso, houveram diversas exonerações de ambientalistas importantes. Segundo a ONG Global Witness em 2019 o Brasil foi o terceiro país que mais matou ambientalistas no mundo.

Histórico de desmatamentos

Pra além das queimadas esse ano, precisamos entender que não vem de hoje um histórico de destruição. Até 2019 foram desmatados 24.915km², 16,5% do bioma (o equivalente a 4 vezes o tamanho de Brasília.

Os alertas de desmatamento no Pantanal mais que quadruplicaram em um ano!

O que pode ser feito?

Devemos concluir que a capacidade de resiliência do bioma depende diretamente de políticas públicas e do estímulo a novas mentalidades de distribuição e atividades econômicas, que regulem a atuação das empresas agropecuárias e considerem o funcionamento dos sistêmicos naturais. 

Também é correto assimilar o aumento da poluição atmosférica sobretudo nas adjacências do bioma com a gravidade dos problemas respiratórios em plena pandemia de COVID-19.

Quer entender mais sobre esse assunto com uma aula completa? Só clicar aqui pra ir direto ao nosso canal do Youtube. Até uma próxima dose de conhecimento. 💚