Warning: Ouça as músicas no seu tempo livre e aproveite para aplicar o conhecimento adquirido com elas quando voltar aos estudos! Ouvi-las durante as leituras ou resolução de exercícios pode te deixar desconcentrado. Fones de ouvido prontos? Então vamos lá!
1- Marry the Night, por Lady GaGa
“I’m gonna marry the night, I won’t give up on my life”
Primeiro mandamento de todo bom vestibulando que estuda em casa: durma cedo e acorde cedo. É preciso ter um boa noite de sono (o recomendado é 8 horas de soneca diária), para que seu corpo esteja bem-disposto e preparado para a maratona de estudos do dia. Ou seja, siga o conselho da Lady GaGa: “case-se com a noite” e use-a exclusivamente para o descanso.
2- The Blower’s Daughter, por Damien Rice
“I can’t take my eyes off you. I can’t take my eyes off you…”
… Smartphone. Televisão. Cachorro. Sabemos que é difícil nos manter concentrados nos estudos, principalmente quando 1001 coisas ao nosso redor parecem existir só para desviar nossa atenção. Nada mais fácil e útil do que deixar essas coisas fora do nosso alcance ou, no casos dos aparelhos eletrônicos, desligados. Assim, não vai ter Fátima Bernardes falando e nem celular vibrando para te desconcentrar.
3- In my Place, por Coldplay
“In my place, in my place, were line that I couldn’t change…”
Diferente do Coldplay, você poderá mudar as linhas (do caderno, de exercícios, de anotações) que quiser; desde que seja o seu lugar seja adequado para os estudos. Que tal arrumar um local bacana, arejado e bem iluminado para estudar? Lugares escuros e quentinhos só vão te deixar com sono. Dê preferência à uma mesa (estudar na cama não pode!), com espaço suficiente para você colocar todo o seu material e computador (para assistir as aulas do Descomplica ou realizar pesquisas, nada além disso!).
4- Friday I’m in Love, por The Cure
“Monday you can fall apart. Tuesday, Wednesday break my heart. Thursday doesn’t even start. It’s Friday I’m in love.”
“Monday you can fall apart. Tuesday, Wednesday break my heart. Thursday doesn’t Se baseie nesse cronograma do amor do The Cure e crie o seu próprio cronograma…de estudos! Segunda: Física e Química. Terça: História e Geografia. Quarta: Só Língua Portuguesa. E por aí vai. Cada um deve criar o seu próprio cronograma, de acordo com a quantidade de horas que vai ter disponível para estudar – o recomendado é 1h de estudo para cada matéria e 10 minutos de descanso entre elas. Independente disso, as dicas são: deixe as matérias com as quais tem mais dificuldade (ou que gosta menos) para os primeiros dias da semana e para os primeiros horários de estudo do dia. Assim, fatores como preguiça, cansaço ou falta de atenção vão ser combatidos com o gás de início dos estudos.
5- Love on Top, Beyoncé
“Now, everybody asks me why I’m smiling out from ear to ear[…] And, finally, you put me first.”
Sabemos que o caminho para o topo não é fácil – nem o do amor, nem o dos estudos. Para você acompanhar sua evolução durante o ano até as alturas da universidade, faça um mural na parede do seu quarto com todo o conteúdo principal que você tem que estudar, dividido por matérias – e vá riscando diariamente as que finalizar, como em uma lista. Visualizar que você está progredindo fará com você se sinta inspirado a concluir conteúdos todos os dias, até ser literalmente estar no topo das listas dos vestibulares e sorrindo de orelha à orelha!
6- Everybody, por Backstreet Boys
“Everybody! Rock your body!”
Pode ser que o procedimento eu + cadernos + computador = produtividade nos estudos acabe se tornando um pouco monótono ou entediante. Quando isso acontecer, que tal convidar os amigos que também estão se preparando vai prestar vestibular e fazer um mega grupo de estudos? Reunir os amigos para estudar significar reunir diferentes diálogos e pontos de vista sobre assuntos que você pode não ter pensado/visto antes!
Bônus:
7- Thrift Shop, por Macklemore feat. Wanz
“I’m gonna pop some tags. Only got 20 dollars in my pocket.”
Sim, vamos comprar algumas coisinhas… na papelaria! Ter materiais escolares bacanas também incentiva os estudos, né? Então se aproprie de post-its, canetas coloridas, marca-textos, cadernos e pastas. Além de te ajudar na organização, só vão te dar mais vontade de estudar!