Blog Descomplica

Tudo que você precisa saber para treinar oratória!

Melhore sua oratória com as técnicas que ensinamos aqui!
porDescomplica| 30/01/2020
Imagem de uma mulher segurando um livro para ilustrar artigo sobre treinar oratória

Compartilhe

Você precisa treinar oratória e está em busca de métodos que te ajudem nisso? Então este artigo é pra você! Separamos algumas das melhores técnicas pra falar em público com confiança e qualidade. Confira e comece a praticá-las agora mesmo! 

O que é oratória?

Imagem de um homeme sentado falando em um auditório para ilustrar artigo sobre treinar oratória

O conceito de oratória envolve um conjunto de habilidades que permitem que a pessoa fale com desenvoltura, passando segurança e demonstrando domínio sobre o assunto. 

Assim como as soft skills são importantes no ambiente corporativo, o uso da oratória pode significar a diferença entre um discurso ordinário ou um que será lembrado pra sempre.

Os elementos de comunicação básicos pra quem quer treinar oratória são: 

  • quem vai falar; 
  • o que vai ser dito; 
  • pra quem vai ser dito;
  • como vai ser falado.  

Dominar a arte da oratória leva tempo. Mas com estudo, treino e dedicação dá pra chegar lá. Por isso, você precisará aprimorar todos esses aspectos.

Como treinar a oratória?

Com dedicação e treino, você pode se tornar uma pessoa eloquente, que nada mais é do que alguém que manda bem na hora de falar.

1. Prepare-se para a apresentação

O segredo de uma boa apresentação é estar preparado. A preparação vai fornecer a confiança e segurança que você precisa pra explicar o assunto de uma forma clara e coerente. 

Portanto, é importante reservar um tempo pra estudar o assunto sobre o qual você irá falar. Dessa forma:

  • avalie o seu esboço;
  • destaque os pontos principais que você quer abordar;
  • procure uma abordagem do tema que irá contagiar quem escuta;
  • pratique o que você vai falar em voz alta.

2. Planeje o que você vai falar

É comum que a pessoa que vai falar receba uma pauta sobre o assunto. Contudo, é importante criar o hábito de planejar o discurso enquanto você treina oratória. Dessa forma, você faz a gestão do seu tempo, a sua fala fica personalizada e com o seu estilo.  

Mas, como fazer isso? Veja essas dicas:

  • descubra assuntos atuais possam interessar os ouvintes e crie uma relação com seu tema;
  • pesquise sobre a sua audiência, pra saber qual a formação e a faixa etária;
  • use a técnica de mapas mentais ou roteiros pra guiar a palestra.

3. Tenha objetividade

Não dá pra treinar oratória se você não praticar a objetividade. Essa história de falar sem dizer nada — a famosa enrolação — não cola mais, afinal o tempo anda escasso, não é?

Procure explicar o assunto de modo a envolver o público, mas indo direto ao ponto. Assim você não corre o risco de as pessoas desistirem e se mandarem no meio da sua palestra.

4. Não fique se desculpando

É normal ter um certo nervosismo quando se está começando. Contudo, mesmo que você cometa algum erro ou perceba que não está agradando, procure manter a postura.

Se for preciso, faça uma correção e siga adiante. Ficar pedindo desculpas o tempo todo vai mostrar insegurança e prejudicar a sua credibilidade.

5. Procure interagir com seu público

Pense nas melhores aulas que você já teve. Pode apostar que os alunos interagiam com o professor, não é? Nada mais chato do que apresentações em que uma pessoa fica falando por horas e as outras ficam ouvindo — ou dormindo.

As pessoas gostam de interagir com quem está falando. Pergunte sobre alguma curiosidade do local ou relacionada ao tema. 

Você também pode pedir pra elas escreverem ou desenharem algo. Vale até mesmo convidar a galera pra fazer alguns exercícios.

Quais são os melhores exercícios para treinar oratória?

Melhorar a oratória é essencial pra conseguir se dar bem em entrevistas de emprego, promoções, apresentações de projetos, etc. Ela é importante pra sua carreira profissional e também pra vida pessoal. 

Por isso, separamos algumas técnicas que irão te ajudar nesse quesito. Veja abaixo!

1. Controle a respiração

A respiração ajuda a acalmar e a melhorar a fala em uma oratória. É importante que você fale calmamente e faça pausas breves de uma frase pra outra.

Pra ajudar, faça um exercício básico de respiração. Fique em pé, inspire fundo e sinta seu diafragma se expandindo. Lentamente, expire o ar e, ao mesmo tempo, fale a letra F.

Repita na próxima vez com o som da letra S e de forma mais rápida. Faça três pausas até que todo o ar saia. 

2. Relaxe a voz

Muitas vezes, ao ficarmos tensos, nossa voz começa a falhar ao dar um discurso. Por isso, é importante que você treine relaxar a sua voz. 

Com isso, você consegue falar com mais clareza e evitando desalinhos no tom. 

Uma técnica é: apoie seu dedo polegar e indicador sobre o nariz, mas sem pressionar com muita força. Emita, com a boca fechada, o zumbido de uma abelha. Faça isso por um minuto e depois pause trinta segundos enquanto realiza o exercício por três vezes. 

Essa vibração que irá sentir é que vai ajudar a relaxar sua voz! 

3. Faça movimentos faciais

Treine movimentos articulando a face com bastante entonação, como se estivesse exagerando. Leia o discurso em frente ao espelho e tenha atenção, principalmente, aos músculos da boca. 

O ato de simular a mastigação de chicletes também ajuda. Faça por dez segundos e verá a diferença na hora de ter uma oratória mais fluída. 

4. Trabalhe a dicção

A dicção é uma das partes fundamentais do discurso. Por isso, se você quer uma bela oratória, precisa treiná-la. 

Leia textos em voz alta e aposte em trava-línguas. Alguns exemplos são:

  • Joana, a joaninha, enjoada de jantar jiló, jaca e berinjela; resolveu dar um jeito, foi falar com Juca e pediu sua sugestão. Juca, muito jeitoso, sugeriu ligeirinho: que tal jambo e jabá?;
  • Filomena Felícia Fausta Fonseca, famosa flor, farmacêutica fez formidáveis fórmulas, fabricou formosos fortificantes e famosos fertilizantes, fazendo felizes frenéticos fregueses.

5. Relaxe!

Pra melhorar o nervosismo, é importante realizar algumas técnicas pra isso. Elas serão aliadas aos exercícios anteriores. 

Aposte na meditação, ela ajuda a orientar a mente e ter autocontrole. Outra técnica é a do Relaxamento Corporal (Progressive Relaxation). Foque em um grupo muscular de seu corpo — tensione e depois relaxe. Ao relaxar essa parte, você também estará relaxando a sua mente.  

Com essas técnicas, é possível melhorar sua forma de falar em público! Não se esqueça também de treinar o discurso antecipadamente. Você pode gravá-lo pra assistir e ver onde precisa mudar. 

Siga acompanhando o blog Tudo Sobre Pós pra mais dicas como estas! Leia também sobre a Técnica Pomodoro

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica