Nova ordem mundial: a reorganização política internacional

Descubra tudo sobre a nova ordem geopolítica mundial e se prepare para arrasar na sua prova de geografia!

Após a Guerra Fria e a bipolarização mundial entre EUA e URSS, houve uma reorganização da política internacional
Após a Guerra Fria e a bipolarização mundial entre EUA e URSS, houve uma reorganização da política internacional

Para que possamos entender a organização política atualmente, é necessário entender como se deu o seu processo histórico. Por isso, iniciaremos falando sobre como foi inaugurada uma nova ordem mundial com o fim da Guerra Fria e seus desdobramentos, com o incremento da globalização e de uma política neoliberal, além da criação de blocos econômicos e do fortalecimento de órgãos supranacionais.

PREPARADO PARA O ENEM? CONFIRA NOSSO GABARITO ENEM!

A Nova Ordem Mundial

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, tivemos uma organização política baseada na bipolaridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética. Com o fim dessa Guerra Fria, foi iniciada uma nova ordem mundial, baseada não mais na bipolaridade, mas na multipolaridade.

A ordem multipolar, defendida por muitos historiadores e geógrafos, dita que o poder estaria dividido entre diversos países, como a Alemanha, os Estados Unidos, o Japão, a China, a Índia, o Brasil, dentre outros. No entanto, essa mudança de uma ordem bipolar para uma multipolar ainda enfrenta críticas. No que se refere a uma ordem cultural e militar, considera-se que existe uma ordem unipolar, liderada pelos EUA.

Charge sobre a Nova Ordem Mundial
Charge sobre a Nova Ordem Mundial

A globalização e o neoliberalismo

Outra importante consequência do fim da Guerra Fria foi o crescimento e fortalecimento do processo de globalização, com a expansão dos sistemas financeiros internacionais e dos produtos, devido, por exemplo, às facilidades dos transportes, além da própria expansão da internet, diminuindo as barreiras nas comunicações.

No mundo globalizado, ocorre a diminuição das barreiras nas comunicações
No mundo globalizado, ocorre a diminuição das barreiras nas comunicações

O neoliberalismo, que começa a crescer e ganhar notoriedade na década de 80, se expande ainda mais com o crescimento da globalização. O neoliberalismo marca o momento em que, novamente, é adotado um Estado mínimo, como percebido nos governos de Margareth Tatcher e Ronald Reagan.

Os blocos econômicos

Apesar da criação dos blocos econômicos remeter à década de 50, com a formação da Benelux, no pós-Guerra Fria esses blocos começaram a ganhar maior importância. Diante do consequente aumento da competitividade com a expansão da globalização e do neoliberalismo, foi necessária a criação de blocos como forma de proteção e fortalecimento econômico. Os principais blocos econômicos atuais são a União Europeia, o Mercosul, o Nafta e APEC.

Mapa representando os países que fazem parte do NAFTA: Estados Unidos, Canadá e México
Mapa representando os países que fazem parte do NAFTA: Estados Unidos, Canadá e México

A ONU e o orgãos supranacionais

A ONU foi criada no fim da Segunda Guerra Mundial e tem como principal objetivo tentar representar todos os povos do mundo, em busca da paz, direitos humanos, desenvolvimento social e econômico, dentre outros objetivos. Nesse sentido, a ONU possui uma série de subdivisões para conseguir possibilitar esse objetivos, como a OMC (Organização Mundial de Comércio), a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

No entanto, há intensas críticas a atuação da ONU, que seria considerada limitada por não conseguir representar efetivamente todos os países e grupos étnicos do mundo.

Logo da Organização das Nações Unidas (ONU)
Logo da Organização das Nações Unidas (ONU)

EXERCÍCIOS

1. (UFAM) São características da Globalização:

a) A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.

b) O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.

c) A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.

d) A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.

e) A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.

2. (UNICENTRO/PR) Em 1991, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai criaram o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Qual é o nome dotratado que criou o Bloco e quais seus principais objetivos? Assinale a alternativa correta.

a) Tratado de Assunção. Criar mercados supranacionais e reduzir ou eliminar proibições, restrições e impostos de entrada ou saída de bens e serviços de um país para o outro.

b) Protocolo de Ouro Preto. Criar mercados regionais, mas aplicar impostos mais altos para produtos importados de nações de “fora do bloco”.

c) Tratado de Montevideo. Criar um mercado interdependente entre todos os povos e não somente blocos, e uma economia homogênea em todas as partes do mundo.

d) Tratado de Assunção. Criar mercados regionais e blocos econômicos que se organizam para opor-se ao processo de globalização instalado nos países capitalistas.

e) Tratado de Buenos Aires. Criar uma economia homogênea e não sustentada pelos mercados regionais, pois estes não contribuem para o avanço da globalização.

GABARITO

1. E

Comentário: A globalização, além de diminuir cada vez mais as barreiras entre os países, no que se refere aos meios de comunicação, aumenta as relações transações comerciais. A formação de blocos econômicos foi uma forma de facilitar essa circulação de mercadorias. Os principais blocos econômicos são o Mercosul, a União Europeia e o Nafta.

2. A

Comentário: A partir do Tratado de Assunção foi criado o MERCOSUL, uma união aduaneira composta por alguns países da América do Sul. Sua criação de insere no contexto de expansão da globalização.

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Conflitos no Oriente Médio

Quer saber tudo sobre os Conflitos no Oriente Médio? Dê uma olhada neste mapa mental e mande ver na sua prova de história!
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Imperialismo e Descolonização Afro-Asiática

Acabe com todas as suas dúvidas sobre Imperialismo e Descolonização Afro-Asiática com este mapa mental que vai salvar sua prova de história <3
artigo