3 coisas que mostram que você usa a Cinemática o tempo todo no seu dia a dia!

A Física não precisa ser difícil. Quer ver? Confira 3 coisas que mostram que você usa a Cinemática o tempo todo no seu dia a dia!

E foi dada a largada para os estudos! Hoje temos uma lista sobre o estudo do movimento dos corpos, a Cinemática. Nessa matéria, teremos muitos conceitos como velocidade, aceleração, posição, trajetória, etc. E, para facilitar a sua vida de vestibulando, preparamos essa lista com a aplicação na vida real dos conceitos vistos na aula de Introdução à Cinemática. Vem com a gente e faça com que seus estudos sejam sempre progressivos!
Corre que a primeira lista de Física do ano acabou de sair!
Corre que a primeira lista de Física do ano acabou de sair!

1. Atravessando a rua

Desde que você é pequeno, você sabe que deve olhar para os dois lados antes de atravessar e esperar o sinal fechar para os carros. Mas com certeza você já viu aquelas pessoas que se arriscam a atravessar enquanto o sinal ainda está aberto e quando está vindo um carro. Bom, se a pessoa realmente viu que o carro está vindo e mesmo assim atravessou, ela com certeza usou os conhecimentos de Física dela para determinar, com a velocidade atual do carro e a distância que ele está do sinal, se ela tem tempo suficiente para atravessar a rua. Pura Física!

O Descomplica adverte: atravesse sempre na faixa E com o sinal fechado para carros!
O Descomplica adverte: atravesse sempre na faixa E com o sinal fechado para carros!

2. Crianças crescendo

Quando eu era criança, gostava de acompanhar o meu crescimento fazendo um risco no batente da portal (ou portal). E com isso eu ia acompanhando o meu crescimento na vertical através de um referencial (que no caso era a primeira marcação que eu tinha feito no batente). Podemos encarar a minha primeira marcação de altura como meu S0 e conforme passava o tempo, minha altura S ia variando. Claro, sempre progressivamente, pois eu estava crescendo e não diminuindo né?!

Outra coisa que eu gostava de fazer no batente da porta
Outra coisa que eu gostava de fazer no batente da porta

3. Andando de ônibus

Já passou por alguma avenida com passarelas numeradas? Aqui no Rio de Janeiro temos a Linha Amarela que tem várias saídas e passarelas numeradas. Muitas pessoas que andam de ônibus passando por ela costumam se orientar pela orientação da passarela. Sabendo que ela deve descer na passarela 7 e ela ainda está na passarela 9, rapidamente calcula que o deslocamento dela deve ser de 2 passarelas no sentido negativo da via. Ou seja, o deslocamento dessa pessoa será de 2 passarelas com um movimento retrógrado.

Esse não quer chegar atrasado mesmo
Esse não quer chegar atrasado mesmo

Gostou dessa lista? Quer estudar um pouco mais sobre a Cinemática? Clique aqui e veja as melhores vídeo aulas da Internet!

Continue estudando
Post do blog

Questões Comentadas: Exercícios de Movimento Uniforme

Vamos fazer exercícios de movimento uniforme?
artigo
Post do blog

Questões comentadas: Velocidade Média

Leia um resumo sobre Velocidade Média e responda as questões de vestibulares abaixo!

artigo