• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Divulgaram as datas do Sisu 2018.2!

As datas do Sisu 2018.2 – Sistema de Seleção Unificada para o segundo semestre de 2018 – foram divulgadas na última terça-feira (5) pelo Ministério da Educação (MEC). O edital completo foi publicado no Diário Oficial da União e é possível conferi-lo aqui.

As inscrições estarão abertas entre os dias 12 a 15 de junho, apenas para os participantes do Enem 2017 que tiraram uma nota diferente de zero na redação. Para esta edição do programa, 68 instituições públicas de ensino oferecem 57.271 vagas em seus cursos de graduação. Os resultadas da primeira chamada estão previstos para serem divulgados dia 18 de junho.

NÃO FOI BEM NO ENEM 2017? VEM SE GARANTIR NA EDIÇÃO DE 2018!

Calendário Sisu 2018.2

Candidata acessa a plataforma do Sisu. Fonte: Estadão Educação

Segundo a página oficial do sistema, o calendário oficial do Sisu 2018.2 se dará entre os seguintes dias:

  • Inscrições: 12 a 15 de junho;
  • Resultado da chamada regular: 18 de junho;
  • Inscrições na Lista de Espera: 22 a 27 de junho;
  • Matrícula da chamada regular: 22 a 28 de junho;
  • Convocação dos aprovados em lista de espera: 3 de julho a 21 de agosto.

Os interessados já podem consultar as vagas disponíveis no site do Sisu 2018.2.

Como se inscrever no Sisu

O processo seletivo do Sisu acontece inteiramente online. Os interessados em participar devem se inscrever na página do sistema. Para isso, é necessário informar o número do registro e a senha usados para fazer o cadastro no Enem 2017. Uma vez logados, os candidatos devem escolher até duas opções de cursos, em ordem de preferência. As duas possibilidades aumentam as chances do inscrito em ser aprovado em algum curso.

Caso o candidato não seja selecionado na sua primeira opção de curso na chamada regular, o processo continua. O mesmo participante pode demonstrar interesse em participar da Lista de Espera e concorrer à sua primeira opção nas convocações subsequentes. Porém, caso o candidato consiga êxito na sua segunda opção, é possível se inscrever na graduação e começar o curso, enquanto espera o resultado da Lista de Espera.

Como funciona o Sisu

O Sisu é um dos programas realizados pelo governo federal como forma de acessibilizar o ingresso de estudantes de baixa renda ao ensino superior. A seleção é realizada duas vezes por ano baseada nas notas da última edição do Enem. A oferta vagas é apenas para universidades e institutos públicos de ensino superior.

No Sisu 2018.2, a distribuição das vagas se deu da seguinte forma:

  • Oito instituições públicas estaduais – um centro universitário e sete universidades;
  • Uma faculdade pública municipal;
  • 59 instituições públicas federais.

Ainda dá para entrar na faculdade em 2018 e estamos torcendo muito pelo seu sucesso! Mas fica tranquilo se ainda não for dessa vez! O Descomplica está aqui do seu lado até você entrar na faculdade! Vamos juntos se garantir no Enem?