Quer receber materiais gratuitos e conteúdos exclusivos? 😉

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2020 em primeira mão

Qual curso precisa de menos pontos no Enem?

Conseguir uma boa nota do ENEM é quesito fundamental para conseguir uma vaga em boas universidades, sejam elas públicas ou particulares. Conhecer as notas médias de cada disciplina ajuda – e muito – a se preparar. Você sabe, por exemplo, qual curso precisa de menos pontos no exame?

Independentemente da área que você pretende seguir, é importante entender as Enem. Seja para aderir a programas como Sisu ou ProUni ou, ainda, para conseguir bolsas nas faculdades, vale a pena conhecer o terreno em que você pisará, não acha?

A seguir, falamos sobre os cursos que exigem menor nota no Enem. Veja quais são e se eles estão na lista das suas preferências!

Qual curso precisa de menos pontos no Enem?

Cursos que exigem menor pontuação no Enem

O Sisu, processo seletivo que oferece vagas em universidades públicas, é o que exige as notas mais altas do Enem.

Por isso, se você estuda online para o exame e deseja obter resultados que te permitam entrar em um curso, vale a pena conhecer as notas exigidas.

É importante destacar que a pontuação média depende do desempenho dos candidatos que fizerem o Enem naquele ano e concorrerem à mesma vaga que você.

Os cursos que exigem a menor pontuação no Enem são os seguintes:

  • Até 650 pontos: História, Pedagogia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Marketing, Logística, Química, Física, Geografia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação;
  • Entre 650 e 700 pontos: Jornalismo, Enfermagem, Nutrição, Publicidade e Propaganda, Cinema, Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Relações Internacionais, Biomedicina, Fisioterapia, Agronomia, Sistemas de Informação, Filosofia, Gastronomia;
  • Entre 700 e 750 pontos: Odontologia, Engenharia Civil, Direito, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Farmácia, Medicina Veterinária;
  • Acima de 750 pontos: Medicina, alguns cursos de Direito e cursos de Engenharia Civil.

O Sisu sempre considera a nota do Enem mais recente. É fundamental, ainda, não ter zerado a redação.

Cursos que exigem menor pontuação no Enem para bolsa de estudos

Quem almeja uma bolsa de estudos para entrar na faculdade tem o ProUni como opção. Ele oferece bolsas parciais e integrais em todas as áreas e, portanto, é muito útil para quem não tem condições financeiras de pagar uma universidade particular.

Uma boa nota no Enem é indispensável para ter uma chance nesse processo. As notas médias exigidas nas disciplinas são:

  • De 450 a 600 pontos: Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Educação Física, Enfermagem, Design de Interiores, Ciências Aeronáuticas, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Financeira, Dança, Desenho Industrial;
  • De 600 a 700 pontos: Engenharia (diversas), Direito, Jornalismo, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Odontologia, Nutrição, Farmácia, Gastronomia;
  • De 700 a 750 pontos: Medicina, Engenharia Civil (em algumas faculdades), Direito (em algumas faculdades).

O ProUni também exige que o candidato não tenha zerado a redação e obtenha, pelo menos, 450 pontos na média. Os cursos que exigem menor pontuação no Enem, como falamos acima, ainda assim pedem uma nota alta. Por isso, é necessário caprichar nos estudos!

Além do ProUni e do Sisu, existe a possibilidade de obter um financiamento estudantil com o FIES. Nesse caso, os cursos que exigem menores notas no Enem são Artes Visuais, Geografia, História, Matemática, Física, Educação Física, Letras, Química, Teatro, Teologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Danças, Gestão de Recursos Humanos, Segurança no Trabalho, Radiologia e Informática.

Quem estuda online para o Enem deve conhecer essas notas e, mais do que isso, fazer provas anteriores para ver como se sai. É imprescindível ter uma nota alta na redação e caprichar na dedicação para conseguir a vaga dos sonhos!

✨ CLIQUE AQUI PARA PARA COMEÇAR A ESTUDAR ONLINE PARA O ENEM COM O DESCOMPLICA✨