Quer receber materiais gratuitos e conte√ļdos exclusivos? ūüėČ

Insira seu e-mail e receba todas as novidades sobre o Enem 2017 em primeira m√£o

Como se preparar para o Enem

Como funciona a prova do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio acontecerá, em 2017, em dois dias de prova: 5 e 12 de Novembro. Conheça-os:

Primeiro dia: com as mudan√ßas no Enem 2017, o primeiro dia passa a ser o mais intenso: al√©m das 90 quest√Ķes divididas nas √°reas de Ci√™ncias Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, voc√™ tamb√©m ter√° que produzir uma reda√ß√£o dissertativa-argumentativa, que geralmente possui como tema assuntos atuais. Nesse dia, voc√™ ter√° 5h30 de prova, ou seja, aproximadamente 3 minutos para resolver cada quest√£o e 1 hora para escrever a sua reda√ß√£o. Eita!

Segundo dia: No segundo dia voc√™ deve demonstrar todos os seus conhecimentos resolvendo 90 quest√Ķes, divididas nas √°reas de Matem√°tica e suas Tecnologias e Ci√™ncias da Natureza e suas Tecnologias. Ser√£o 4h30 de prova, ou seja, voc√™ tamb√©m ter√° aproximadamente 3 minutos para resolver cada uma das 90 quest√Ķes!

Comece a se preparar para essa maratona de provas! Com o treino certo, voc√™ ser√° plenamente capaz de resolver 180 quest√Ķes e produzir uma reda√ß√£o em dois dias de provas!¬†

O que ‚Äúcai‚ÄĚ na prova do Enem

Vamos l√°: o vestibulando perfeito precisa ter e p√īr em pr√°tica as Compet√™ncias e Habilidades do Enem, estar por dentro dos Eixos Cognitivos do exame e saber tudo sobre os Objetos das √Āreas de Conhecimento que s√£o exigidos na prova. N√£o faz a m√≠nima ideia do que √© isso tudo? N√£o entre em p√Ęnico, n√≥s te ajudamos a entender:

Eixos Cognitivos: o nome pode parecer complexo, mas os eixos cognitivos nada mais são do que as capacidades adquiridas por você durante o Ensino Médio. Você deve colocá-las em prática durante a prova do jeitinho que faria em um situação real em sociedade, resolvendo problemas de forma ética e cidadã. Conheça um pouco melhor essas capacidades.

Compet√™ncias e Habilidades: a prova do Enem √© pensada por crit√©rios de compet√™ncias e habilidades. Isso quer dizer que o candidato deve ter compet√™ncias ou capacidades de associa√ß√£o entre as √°reas de conhecimento e entregar propostas de interven√ß√£o que levem em considera√ß√£o quest√Ķes sociais. E, para colocar essas propostas em pr√°ticas, s√£o necess√°rias as tais habilidades. Simplificando, √© o QU√ä e o COMO.¬†

√Āreas de Conhecimento: o Enem cobra o conte√ļdo do Ensino M√©dio atrav√©s de 4 √°reas de conhecimento. S√£o elas:

  • Matem√°tica e suas Tecnologias: uso de racioc√≠nio e l√≥gica em quest√Ķes de matem√°tica contextualizadas do dia-a-dia do aluno;
  • Linguagens, c√≥digos e suas tecnologias: quest√Ķes de L√≠ngua Portuguesa, Literatura, L√≠ngua Estrangeira Ingl√™s ou Espanhol;
  • Reda√ß√£o: disserta√ß√£o-argumentativa de, no m√°ximo, 30 linhas;
  • Ci√™ncias Humanas e suas Tecnologias: quest√Ķes de Hist√≥ria, Geografia, Filosofia e Sociologia, utilizando atualidades como pano de fundo;
  • Ci√™ncias da Natureza e suas Tecnologias: quest√Ķes de Qu√≠mica, F√≠sica e Biologia aplicadas em temas cotidianos.

Objetos de Conhecimento: agora √© hora de prestar muita aten√ß√£o. Os objetos de conhecimento, de forma simplificada, s√£o as mat√©rias dentro de cada √°rea de conhecimento que voc√™ deve dominar na hora de fazer a prova. √Č simples: vamos te dizer o que voc√™ precisa estudar para fazer o Enem e gabaritar cada √°rea de conhecimento, sem esquecer que demonstrar tal conhecimento deve ser feito por meio das compet√™ncias e habilidades j√° explicadas.¬†

O que fazer com tanta coisa pra estudar?

At√© aqui voc√™ j√° leu sobre compet√™ncias, habilidades, objetos do conhecimento, e mais um monte de coisas. √Č tanta informa√ß√£o que o tempo parece curto. Uma dica bem legal √© sempre ter em mente quais s√£o suas prioridades! Voc√™ tem que estudar muito, e muita mat√©ria, verdade. Mas o que voc√™ n√£o pode deixar passar de jeito nenhum s√£o os t√≥picos de cada disciplina que n√≥s disponibilizamos em um infogr√°fico bem maneiro! Fa√ßa download aqui.

Para fazer uma redação nota 1000 no Enem

Sua redação será avaliada de acordo com cinco competências, e vai ser muito bom lembrar delas na hora da prova. São elas:

  • Compreens√£o da proposta
  • Dom√≠nio da norma padr√£o da l√≠ngua escrita;
  • Sele√ß√£o, organiza√ß√£o e interpreta√ß√£o de informa√ß√Ķes;
  • Constru√ß√£o da argumenta√ß√£o;
  • Elabora√ß√£o de proposta de solu√ß√£o para o problema abordado.

Para ficar ainda mais por dentro do tipo de cobrança, nada melhor que uma análise de redação do Enem como exemplo.

Como montar um cronograma de estudos para o Enem

Agora que voc√™ j√° sabe tudo sobre a prova do Enem, precisa se preparar para os dias de prova. O primeiro passo √© montar um cronograma de estudos e voc√™ pode aprender a fazer o seu: te ensinamos o passo a passo no nosso e-book “Como e o que estudar para o Enem”. Vamos nessa?

Estudar online para o Enem

Preparar-se para o Enem n√£o √© tarefa f√°cil. Al√©m de saber montar um cronograma de estudos perfeito para a sua rotina, voc√™ precisa de disciplina e foco para estudar em casa e de aulas incr√≠veis e cheias de conte√ļdo. N√£o sabe onde conseguir tudo isso? O Descomplica t√° aqui pra voc√™:

Professores
Nosso time de professores é sensa, duca, mara! Conseguem te explicar aquele assunto que não entra na sua cabeça de jeito nenhum de uma forma simples e divertida!

Aulas ao Vivo e Gravadas
Carga intensa de aulas ao vivo, que deixa cursinho presencial no chinelo. Interaja com professores, monitores e outros alunos! √Č como uma sala de aula, mas no conforto da sua casa.

Materiais
Materiais de aula completo para voc√™ acompanhar o professor, com resumo e quest√Ķes. E, para casa, mais exerc√≠cios e quest√£o in√©dita sobre a mat√©ria do dia!

Chat na aula ao vivo
Tem alguma d√ļvida sobre a mat√©ria? As aulas ao vivo t√™m chat para voc√™ perguntas para os nossos professores!

Plano de Estudo
N√≥s damos um planejamento de estudos na sua m√£o! Todo o conte√ļdo do site est√° organizado em semanas. Assim, voc√™ pode se organizar e saber exatamente que mat√©rias estudar por dia, por semana e por m√™s!

Correção de Redação
O segredo da reda√ß√£o nota 1000 √© treinar muito. Envie suas reda√ß√Ķes para a gente e n√≥s corrigimos com base nas compet√™ncias do Enem!

Monitoria
Para tirar d√ļvidas sobre uma mat√©ria ou at√© intensificar os seus estudos com a resolu√ß√£o de exerc√≠cios e revis√£o de mat√©ria: oferecemos monitorias de todas as disciplinas e semanalmente!

App
Quem disse que você precisa assistir às aulas apenas no computador? O Descomplica tem um app para você estudar onde quiser e quando quiser. Baixe aulas para assistir offline e acompanhe seu progresso nos estudos.

Guia do Estudo Perfeito
Não é só de Biologia até Matemática que o Descomplica é feito: você também precisa aprender a como estudar de forma eficiente! Metodologia de estudo, otimização do tempo, planejamento, organização: nós te damos aulas para atingir o Estudo Perfeito.

Reforço: Foca na Redação e Foca nos Exercícios
Para quem não cansa de treinar e quer aulas extras de redação e exercícios. Técnicas textuais, discussão de temas que podem cair no Enem com a participação de convidados especiais, aulas diárias para resolver exercícios: aqui tem!

Gabarito Enem dos anos anteriores
Uma plataforma online que cont√©m os gabaritos das provas dos anos anteriores do Enem, desde 2009, para voc√™ praticar at√© dizer chega! N√£o ha jeito melhor de se preparar para as provas do que fazendo exerc√≠cios – e com o Gabarito voc√™ consegue fazer TODAS as quest√Ķes do Exame.

Mais sobre enem

√öltimas novidades

D√ļvidas frequentes

1.
Ainda não terminei o ensino médio. Posso me inscrever no Enem?

Pode. √Č poss√≠vel se inscrever no Enem na categoria treineiro. Assim, a sua nota na prova n√£o valer√° de fato para entrar na universidade, mas para voc√™ ter uma avalia√ß√£o do seu desempenho. O resultado do Enem para treineiros costuma ser divulgado em data diferente da que √© divulgado o resultado dos candidatos oficiais; fique de olho!

2.
Fiz inscrição no Enem e esqueci minha senha. E agora?

Calma, nada está perdido: você pode pedir a recuperação da senha no site do Inep. Você receberá por e-mail ou celular, via SMS, uma nova senha.

3.
Posso alterar meus dados de inscrição no Enem?

Pode, mas apenas durante o período de inscrição. Ou seja, você só pode alterar os dados de inscrição no Enem 2017 entre os dias 8 e 19 de maio. Faça a sua inscrição o quanto antes e tenho tempo de sobra para verificar se está tudo certinho com o seu cadastro.

√Č importante saber que caso voc√™ mude de munic√≠pio ou de estado durante o ano, o local de sua prefer√™ncia indicado para realizar o exame n√£o poder√° ser mudado.

4.
Como consulto o meu local de prova do Enem?

O local de prova no Enem pode ser consultado no Cart√£o de Confirma√ß√£o da Inscri√ß√£o, que n√£o √© mais enviado atrav√©s do correio e s√≥ pode ser consultado atrav√©s da P√°gina do Participante, no site do Inep. Para acessar, esteja com seu n√ļmero de inscri√ß√£o e senha em m√£os! N√£o √© poss√≠vel solicitar a mudan√ßa do local de prova.

5.
Existe prazo extra para realizar a inscrição no Enem?

O MEC não disponibiliza um prazo extra para realizar a inscrição, portanto, fique ligado: você deve fazer a sua inscrição no Enem 2017 entre os dias 8 e 19 de maio.