Como se preparar para o Enem?

Confira aqui as informações fundamentais para estudar para a prova do Enem de forma correta, considerando os principais temas cobrados. É fundamental começar a se preparar para essa maratona de provas o quanto antes! Com o treino certo, você será plenamente capaz de resolver 180 questões e produzir uma redação em dois dias de provas! 

Quais são os assuntos que mais caem no Enem?

O momento de preparação para o Enem envolve o estudo de inúmeras disciplinas. Como o conteúdo é bem denso, você precisa conhecer os assuntos que mais caem no exame e concentrar seus esforços ali.

– Ciências Humanas e suas Tecnologias

Essa parte do exame reúne 45 questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. 

– Geografia

A prova de Geografia pode trazer gráficos, tabelas e mapas. Por isso, o candidato deve conseguir interpretá-los e entender os dados ali mostrados. Uma dica é estudar com textos verbais e não-verbais, focando também em temas atuais, como hidrografia, vegetação, mudanças climáticas, desmatamento, taxa de natalidade, mortalidade, IDH, desigualdades urbanas e produção agrícola.

– História

É comum que a parte de História da prova do Enem cobre interpretação de texto e não conteúdo em si. Por isso, é importante compreender movimentos sociais e como eles impactam na nossa realidade e legislação. Abolicionismo, movimento operário brasileiro, Primeira República Brasileira, História Contemporânea de África e Ásia são temas importantes para o Enem. 

O essencial, nesse ponto, é que o candidato tenha a capacidade de relacionar esses fatos históricos aos dias de hoje. Ele precisa compreender como isso impacta a realidade das pessoas e o que evoluiu desde então. 

– Filosofia

Nas questões de Filosofia, o Enem cobra as competências e habilidades usando autores. Por isso, é importante não decorar conceitos, mas, sim, entendê-los. 

O que mais é cobrado de Filosofia no Enem envolve temas como Filosofia clássica, Filósofos pré-socráticos ou filósofos da natureza, Filosofia política (ideias das diversas correntes do contratualismo na Idade Moderna, principalmente de Jean-Jacques Rousseau, Montesquieu e John Locke), Racionalismo, com foco em René Descartes e diferenças em relação ao Empirismo.

– Sociologia

As questões de Sociologia do Enem são bastante interpretativas e, por isso, não basta apenas entender a teoria, mas relacionar os conhecimentos à realidade. Os assuntos mais recorrentes em Sociologia e que precisam ser revisados são cultura e seus subtemas (aculturação, apropriação cultural e choque de culturas), cultura brasileira (de acordo com regiões), teoria sociológica (Émile Durkheim, Max Weber, Jean-Jacques Rousseau e sociólogos brasileiros), relação da sociedade com o trabalho.

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias abrange tanto conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), mas também Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Entre os conteúdos mais recorrentes, estão estrutura do texto, estudo das práticas corporais, produção e recepção de textos artísticos, estudo do texto literário, aspectos linguísticos em diferentes textos, com os recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos. Outros pontos importantes são o texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos, bem como os aspectos linguísticos da Língua Portuguesa. Gêneros digitais, com tecnologia da comunicação e informação e seu impacto social são outros elementos que podem ser cobrados. 

– Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Literatura

Os assuntos cobrados por essas disciplinas envolvem, em Língua Portuguesa, de gramática e orações à linguística, além de variações regionais. Em Literatura, é cobrada a produção textual, dentro de gêneros como prosa e poesia, envolvendo autores brasileiros como Machado de Assis, Graciliano Ramos, Mário Quintana e outros.

Na disciplina de Língua Estrangeira, é preciso escolher entre Inglês ou Espanhol. O exame testa conhecimentos sobre o uso correto de algumas regras.

– Matemática

São 45 questões de Matemática no Enem. Temas bastante cobrados e recorrentes são Problemas de 1º e 2º grau, Grandezas proporcionais e médias algébricas, Porcentagem e Matemática Financeira, Funções, Noções básicas de Estatística, Probabilidade, Área de figuras planas e polígonos, Análise combinatória, Circunferências, Função do 2º grau e inequações, Aritmética, Cilindros, Cônicas e gráficos relacionados, Funções trigonométricas (seno e cosseno), Geometria espacial, Logaritmos, Paralelepípedos, Potenciação e conjuntos numéricos, Retas, Triângulos e polígonos regulares, Troncos e Sequências numéricas.

– Redação no Enem

A redação do Enem corresponde a 50% do peso total da nota e, por isso, é essencial tirar uma boa nota nessa parte. Os temas abordados na redação envolvem questões atuais e de repercussão nacional e exigem do candidato conhecimento geral de atualidades no Brasil e no mundo, bem como compreensão de como isso impacta a vida em sociedade.

Redigida no formato dissertativo-argumentativo, a redação do Enem costuma trazer à tona assuntos polêmicos e bastante discutidos na mídia. Nos últimos anos, os temas abordados foram “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, 

“Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” e “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. 

Banner Enem 2018

O que fazer com tanta coisa pra estudar?

É tanta informação que o tempo parece curto. Uma dica bem legal é sempre ter em mente quais são suas prioridades! Você tem que estudar muito, e muita matéria, verdade. Mas o que você não pode deixar passar de jeito nenhum são os tópicos mais importantes de cada disciplina.

Para fazer uma redação nota 1000 no Enem

Sua redação será avaliada de acordo com cinco competências, e vai ser muito bom lembrar delas na hora da prova. São elas:

  • Compreensão da proposta
  • Domínio da norma padrão da língua escrita;
  • Seleção, organização e interpretação de informações;
  • Construção da argumentação;
  • Elaboração de proposta de solução para o problema abordado.

Para ficar ainda mais por dentro do tipo de cobrança, nada melhor que uma análise de redação do Enem como exemplo.

Como montar um cronograma de estudos para o Enem

Agora que você já sabe tudo sobre a prova do Enem, precisa se preparar para os dias de prova. O primeiro passo é montar um cronograma de estudos. Você pode se basear no nosso para criar um que se adapte 100% a sua rotina, é só fazer download dele aqui! Vamos nessa?

Estudar online para o Enem

Preparar-se para o Enem não é tarefa fácil. Além de saber montar um cronograma de estudos perfeito para a sua rotina, você precisa de disciplina e foco para estudar em casa e de aulas incríveis e cheias de conteúdo. Não sabe onde conseguir tudo isso? O Descomplica tá aqui pra você:

Professores Nosso time de professores é sensa, duca, mara! Conseguem te explicar aquele assunto que não entra na sua cabeça de jeito nenhum de uma forma simples e divertida!

Aulas ao Vivo e Gravadas Carga intensa de aulas ao vivo, que deixa cursinho presencial no chinelo. Interaja com professores, monitores e outros alunos! É como uma sala de aula, mas no conforto da sua casa.

Materiais Materiais de aula completo para você acompanhar o professor, com resumo e questões. E, para casa, mais exercícios e questão inédita sobre a matéria do dia!

Chat na aula ao vivo Tem alguma dúvida sobre a matéria? As aulas ao vivo têm chat para você perguntas para os nossos professores!

Plano de Estudo Nós damos um planejamento de estudos na sua mão! Todo o conteúdo do site está organizado em semanas. Assim, você pode se organizar e saber exatamente que matérias estudar por dia, por semana e por mês!

Correção de Redação O segredo da redação nota 1000 é treinar muito. Envie suas redações para a gente e nós corrigimos com base nas competências do Enem!

Monitoria Para tirar dúvidas sobre uma matéria ou até intensificar os seus estudos com a resolução de exercícios e revisão de matéria: oferecemos monitorias de todas as disciplinas e semanalmente!

App Quem disse que você precisa assistir às aulas apenas no computador? O Descomplica tem um app para você estudar onde quiser e quando quiser. Baixe aulas para assistir offline e acompanhe seu progresso nos estudos.

Guia do Estudo Perfeito Não é só de Biologia até Matemática que o Descomplica é feito: você também precisa aprender a como estudar de forma eficiente! Metodologia de estudo, otimização do tempo, planejamento, organização: nós te damos aulas para atingir o Estudo Perfeito.

Reforço de Redação e Reforço de Exercícios Para quem não cansa de treinar e quer aulas extras de redação e exercícios. Técnicas textuais, discussão de temas que podem cair no Enem com a participação de convidados especiais, aulas diárias para resolver exercícios: aqui tem!

Gabarito Enem dos anos anteriores
Uma plataforma online que contém os gabaritos das provas dos anos anteriores do Enem, desde 2009, para você praticar até dizer chega! Não ha jeito melhor de se preparar para as provas do que fazendo exercícios – e com o Gabarito você consegue fazer TODAS as questões do Exame.