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O que são rotinas administrativas e como funcionam?

Seja sincero com a gente: quando você era criança já pensou coisas como “o que os adultos fazem dentro dos prédios? Por que meu pai não pode faltar nenhum dia ao trabalho?”

Pois bem, para que uma empresa funcione bem, todos os dias diversos profissionais de diversas áreas precisam mexer com um pedacinho das engrenagens que fazer a companhia rodar: isso inclui a manutenção de máquinas, a limpeza dos ambientes, rotinas administrativas e diversas outras atividades.

Nesse texto falaremos desse último ponto citado acima: as rotinas administrativas. Essas são funções fundamentais para o funcionamento das empresas, e você vai conhecer mais sobre elas a partir de agora.

rotinas administrativas – pessoa sentada no escritório mexendo no tablet

O que são rotinas administrativas?

As rotinas administrativas são os processos que fazem com que o dia a dia burocrático das empresas corram de forma fluida. Aqui o termo burocrático não tem o sentido pejorativo que costumeiramente é atribuído a ele.

Os processos, com seus respectivos passos e maneiras específicas de executá-los, são fundamentais para que a estrutura administrativa de um departamento corra bem.

De forma mais prática, estamos falando de pagamentos, preparação e envio de documentações, atendimento, registro de pontos etc.

pessoa fazendo anotações ao lado do computador

Quais são as rotinas de uma empresa?

Toda empresa tem, pelo menos, os seguintes departamentos: recursos humanos, marketing e vendas, produção e financeiro. Portanto, é comum que as rotinas administrativas sejam compostas por:

  • elaboração de relatórios semanais;
  • agendamento de reuniões com acionistas;
  • emissão de notas fiscais;
  • lançamento de despesas no sistema;
  • agendamento de pagamentos;
  • controle de ponto dos funcionários.

Conforme a gente se aprofunda na compreensão de uma empresa e conhece seu mercado, tipo de negócio e nicho, percebe que algumas rotinas administrativas são particulares e não existem em outros ramos.

O departamento de logística, por exemplo, não existe na maior parte dos escritórios de advocacia.

Então toda empresa desenvolve sua rotina conforme as necessidades percebidas. Mas é comum que todas elas possuam os itens mencionados acima em seu cotidiano.

rotinas administrativas – pessoa movendo pinos na parede em cards de projeto

Como elaborar as rotinas administrativas?

Não tem segredo, é só observar o que o mercado requer pra uma empresa ter sucesso na área e observar a organização com olhar intraempreendedor.

Ou seja, é essencial que tanto os administradores como os auxiliares administrativos saibam a importância que têm e a diferença que fazem.

E pra se sentir uma pessoa administradora competente e confiante, a bagagem acadêmica faz toda a diferença.

Nesse ponto, a faculdade de Administração do Descomplica é top. Dá uma conferida e já chegue ao mercado de trabalho na frente!