• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é gestão financeira? Saiba para que serve e como fazer

Lidar com dinheiro é uma atividade bastante complexa, especialmente quando se trata de empresas. Desta forma, saber o que é gestão financeira e como aplicá-la são elementos-chave pro sucesso de um negócio.

Entretanto, com as várias demandas que os gestores financeiros têm de encarar durante um dia, fica difícil dar a atenção que esse assunto merece.  

Por isso, hoje a gente vai abordar esse tema tão importante. Aqui, você vai saber o que é gestão financeira, pra que ela serve e as estratégias mais eficientes para usá-la.

Gostou? Então nos acompanhe na leitura!

O que é gestão financeira? Imagem ilustrativa de uma máquina contando dinheiro

O que é gestão financeira?

Em termos simples, gestão financeira é o conjunto de práticas que servem para avaliar, projetar e controlar as movimentações financeiras de um negócio, independentemente do seu porte. Ou seja, é literalmente a gestão do dinheiro da empresa. 

É importante destacar, inclusive, que um estudo do Sebrae apontou que cerca de 50% das empresas brasileiras fecham as portas antes dos 4 anos.Assim, a gestão financeira é um processo fundamental para garantir o sucesso e a longevidade de um empreendimento.

Imagem de papeis relacionados a gestão financeira e uma calculadora.

Para que ela serve?

Além da função mais óbvia, que é a de administrar os recursos financeiros da empresa, a prática traz consigo vários benefícios. Veja alguns deles a seguir.

Avaliação da realidade do negócio

Ainda é muito comum ver gestores e empreendedores que não têm total conhecimento sobre quanto o seu negócio, de fato, movimenta.

Desta forma, a gestão financeira vai servir pra fazer uma análise detalhada da situação da empresa, o que vai facilitar a sua administração.

Controle dos recursos

Controlar os recursos financeiros é outra finalidade desta ação. Além do estudo da realidade, é preciso que a empresa se mantenha atenta às receitas e às despesas. 

Por isso, é importante acompanhar de perto as movimentações, fazendo avaliações dos números sempre que possível. 

Esse ponto inclui gerenciar os recursos, avaliar o andamento dos setores e administrar os investimentos.

Planejamento dos próximos passos

Atrair novos clientes, faturar mais, manter os colaboradores engajados são desejos que fazem parte do cotidiano de quem gere um negócio. 

Esses são outros aspectos onde a gestão financeira ganha destaque. Com um trabalho eficiente, a empresa consegue planejar os próximos passos de forma mais clara, diminuindo as chances de erros.

Imagem de 5 pessoas em uma reunião.

Como aplicar a gestão de forma eficiente?

Agora que você já sabe o que é e pra que serve a gestão financeira, chegou a hora de entender como aplicá-la e obter os resultados desejados. 

Em primeiro lugar, é de suma importância ter em mente que este é um trabalho diário. Ou seja, não é algo que será feito uma única vez ou esporadicamente. 

É preciso ter controle constante dos números do negócio. Com isso, será possível ter mais clareza ao gerenciá-lo.

Além disso, outro ponto fundamental é manter a racionalidade nos processos de tomada de decisão. Isso significa fazer planejamentos detalhados e responsáveis, evitando “dar um passo maior que perna” e prejudicar a saúde financeira da empresa.

A gestão financeira pode ser um processo complexo de se entender no início, mas é indispensável no mundo corporativo. Só com ela é possível fazer com que a empresa consiga ter controle dos seus recursos e faça planejamentos claros para o futuro.

Curtiu o artigo? Aproveita pra conhecer os cursos da Faculdade Descomplica e se preparar pra nova fase do seu futuro profissional!