Atualmente existem diversas profissões na área de marketing digital e isso pode deixar as pessoas na dúvida de qual opção escolher.
Pensando nisso, nos próximos tópicos nós traremos as principais áreas da profissão para ajudar você a identificar qual dos caminhos faz mais sentido para a sua carreira.
Assim vai ficar facinho decidir qual profissão seguir e como você poderá se especializar para atuar no cargo desejado. Vamos lá?
Principais áreas do marketing digital
Embora muita gente pense em publicidade, o marketing digital é mais que isso. Trata-se de um conjunto de atividades executadas online pra atrair novos clientes e negócios.
Além disso, o marketing digital é uma forma de criar relacionamentos e desenvolver uma identidade e autoridade de marca. Quer um resumo? Tá aí: é uma estratégia de marketing pra promover produtos ou empresas por meio das mídias digitais.
Nos próximos tópicos, vamos te ajudar a entender com mais clareza cada uma delas.
Inbound Marketing
Se antes o marketing tradicional atingia a massa de uma única vez, agora o caminho é contrário. Atualmente, a gente vê muitas estratégias de marketing de atração — ou inbound marketing.
A ideia é que você gere novas oportunidades de negócios atraindo as pessoas. Mas, como assim? Bem, a abordagem é toda estruturada pra que o consumidor em potencial tome a decisão sozinho.
Com as ações empenhadas no marketing digital, ele será convencido de alguma forma a optar ou não por aquele produto, serviço ou marca.
Estratégia de SEO
Quem trabalha com inbound marketing bebe muito nessa fonte. Afinal de contas, o SEO é o jeito mais inteligente hoje de atrair o cliente certo. Isso porque ele usa os mecanismos de busca pra responder suas dúvidas, anseios e problemas.
Nesse sentido, essa área do marketing digital planeja estrategicamente seus conteúdos. Dessa maneira, eles serão otimizados exatamente como os motores de busca funcionam.
Assim, consegue-se posicionamento orgânico e mais tráfego. Logo, também são gerados mais leads (potenciais clientes). E, claro, mais oportunidades de negócios e vendas.
Mídias sociais
O profissional que faz a gestão das Mídias Sociais, conhecido também como Social Media, é responsável por planejar, organizar e fazer postagens nas redes sociais de uma empresa.
Sua responsabilidade também inclui interagir com os seguidores, responder a comentários e dar identidade à marca. Relatórios mensais e análises de melhorias também estão na lista de tarefas do social mídia dentro do marketing digital.
Branding
O profissional da área do marketing digital que atua com branding é responsável por criar ações para fortalecer uma marca no mercado.
O principal desafio do branding é criar conexões positivas conscientes e inconscientes na mente do consumidor. Isso fará com que ele escolha determinada marca no momento de optar pela compra de um produto ou serviço.
Tráfego pago
Uma das áreas de marketing digital que mais cresce é a de tráfego pago. Quem trabalha com ela é o analista de performance ou analista de mídia paga.
O profissional de tráfego pago cria e gerencia campanhas publicitárias nas mídias digitais (famosos anúncios que aparecem nas páginas de blogs, no Instagram ou no Google, por exemplo).
Com esse tráfego pago, a empresa ganha mais visibilidade e eleva suas vendas online. Este profissional deve conhecer bem o público-alvo e as plataformas de anúncio, além de ter um olhar analítico, bem como trabalhar com cálculos e métricas.
Marketing de Conteúdo
O profissional de Marketing de Conteúdo é responsável por gerar conteúdo de valor para abordar temas específicos e destinados a um público-alvo. Seu principal objetivo é tirar dúvidas e aproximar o cliente da marca.
Este tipo de marketing digital é feito com textos, vídeos, imagens, áudios, infográficos e outras formas de gerar informação de valor para o público.
Growth
Quem trabalha com Growth Marketing precisa sempre ter em mente o crescimento (growth) de maneira exponencial, sem atrito e perda de recursos da empresa no processo.
O growth não atua somente na aquisição (topo de funil), mas se preocupa também com todo o restante da jornada, especialmente o pós vendas.
Direito Digital
Esta é uma área do marketing digital em constante crescimento. O direito digital é um ramo do Direito, que tem a função de regulamentar as relações dentro do ambiente digital.
Questões como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), bem como uso de Inteligência Artificial ou direitos do consumidor em e-commerce são alguns dos exemplos de direito digital.
Opções de especializações em marketing digital
Já falamos sobre as áreas, agora vamos mostrar algumas das opções de especializações em marketing digital que podem te ajudar a se aprimorar ainda mais para começar a atuar na carreira.
Se liga na lista de pós-graduação e MBA:
- Pós-graduação em Marketing e Growth
- MBA em Marketing e Branding
- Pós-graduação em Direito Digital
- MBA em Marketing Estratégico Digital
- MBA em Comunicação e Marketing
- MBA em Marketing Digital & Vendas
- MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing
- MBA em Marketing
E aí, assim fica mais fácil decidir qual área do marketing digital trabalhar, né? Agora é só ver qual você gostou mais e dar o próximo passo na carreira.
E você sabe que a gente está aqui pra te ajudar com esse segundo passo, né? Temos diversos cursos de pós e MBA em marketing digital.
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