Blog Descomplica
A imagem mostra um homem fazendo uma apresentação para ilustrar o texto níveis hierárquicos de cargos

O que são e quais são os níveis hierárquicos de cargos?

Conhecer os níveis hierárquicos de cargo que as empresas adotam ajudam no planejamento da carreira. Saiba o que é e quais são os principais tipos.

Atualizado em

Compartilhe

Os níveis hierárquicos de cargos representam a forma como pessoas e atividades devem se relacionar. Trata-se de uma definição estratégica, porque ajuda a determinar o escopo de trabalho.

Sendo assim, organizam-se os níveis em três grandes esferas: estratégico, tático e operacional. No entanto, algumas organizações resumem essas esferas a líderes e executores. Dentro de cada bloco ficam incontáveis cargos, sabia?

Continue a leitura para conhecer a definição dos diferentes níveis hierárquicos de cargos e saber quais são as principais responsabilidades de cada um!

Estratégico, tático e operacional: os níveis hierárquicos de cargos

Imagine esses níveis hierárquicos de cargos como se estivessem em uma pirâmide. O topo será ocupado pelo Estratégico, o mais elevado. Em síntese, abriga presidentes, diretores e outros gestores da alta cúpula.

São eles que decidem os objetivos da empresa, acompanham as tendências de mercado e cuidam da situação financeira do negócio. Por isso, devem estar sempre prontos para se adaptar às adversidades que surgem pelo caminho.

Logo abaixo vem o Tático, que contempla os chefes de departamentos e gerentes. As tarefas desses profissionais ainda são estratégicas, pois devem pôr em prática as decisões que vêm de cima.

Vale destacar um detalhe importante: para algumas organizações, os níveis Estratégico e Tático fazem parte da Liderança, como se fossem uma única esfera.

Em terceiro lugar, de volta à pirâmide dos níveis hierárquicos de cargos, a base é composta pelo Operacional. Ali estão os colaboradores responsáveis pela execução das tarefas, por esse motivo, também são chamados de Executores.  

No caso dos profissionais que ocupam o cargo de supervisão, é importante destacar que se encontram em uma zona de transição. Sendo assim, ora são vistos como membros do nível Tático ou, dependendo da situação, Operacional.

Principais cargos encontrados nas organizações e suas responsabilidades

Ainda imaginando a estrutura da pirâmide e já contemplando os dois terços do topo. A gente vai começar pelo cargo de presidente. É o que responde pelos resultados do negócio, além de direcionar as ações para o futuro.

Logo abaixo está o cargo de diretor, que desenvolve as estratégias de acordo com as metas traçadas e a visão de futuro. 

Abaixo deles está o gerente, que comanda o desenvolvimento dos planos de negócio e das ações que precisam ser implementadas. Também monitora os indicadores para saber se o desempenho está ou não como o esperado.

No caso dos gerentes, é interessante que façam cursos de especialização em administração para que se preparem para desafios maiores.

Coordenadores e supervisores vêm na sequência. São os que implementam as ações dos planos de negócio e acompanham de perto os resultados. Contam com a ajuda de encarregados e líderes de equipes.

Ah! Todos devem ter curso superior na área em que atuam, viu?

Na esfera dos executantes estão os analistas e outros profissionais de nível superior. Abaixo deles vêm os assistentes, auxiliares e ajudantes — que precisam de ensino médio completo ou curso técnico.

Estudantes e recém-formados têm oportunidades interessantes

Para você que está estudando, há a oportunidade de estagiário, que ocupa uma posição de transição entre esses profissionais e os analistas, pois está com os estudos em andamento. Mas ainda há um cargo que a gente não citou: o trainee.

Trainee é um cargo muito cobiçado, pois se trata de um estagiário supervalorizado que passa por diversas áreas e tem contato direto com as lideranças. Demais, né?

Quem concluiu um curso de graduação e se formou recentemente, até 2 anos, consegue batalhar por uma vaga de trainee. Sem dúvida é uma baita oportunidade para aprender e crescer!

Viu como os níveis hierárquicos de cargos acabam se complementando e estruturando o escopo de trabalho de qualquer organização? Portanto, sem esses níveis, não haveria um caminho certo para percorrer dentro da empresa.

E se você deseja crescer profissionalmente e chegar aos cargos que estão no topo dessa pirâmide, pode se preparar começando pelo MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Liderança e Coaching. Aproveite essa superoportunidade da Faculdade Descomplica!

Comentários

Vanisi de oliveira
Vanisi de oliveira
14/06/2024 às 16:52

Gostei muito dessa informação, não sabia procisionar

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
30/08/2024 às 16:41

Ficamos felizes em saber, Vanisi!💚


ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você