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A imagem mostra um homem fazendo uma apresentação para ilustrar o texto níveis hierárquicos de cargos

O que são e quais são os níveis hierárquicos de cargos?

Conhecer os níveis hierárquicos de cargo que as empresas adotam ajudam no planejamento da carreira. Saiba o que é e quais são os principais tipos.

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Os níveis hierárquicos de cargos representam a forma como pessoas e atividades devem se relacionar. Trata-se de uma definição estratégica, porque ajuda a determinar o escopo de trabalho.

Sendo assim, organizam-se os níveis em três grandes esferas: estratégico, tático e operacional. No entanto, algumas organizações resumem essas esferas a líderes e executores. Dentro de cada bloco ficam incontáveis cargos, sabia?

Continue a leitura para conhecer a definição dos diferentes níveis hierárquicos de cargos e saber quais são as principais responsabilidades de cada um!

Estratégico, tático e operacional: os níveis hierárquicos de cargos

Imagine esses níveis hierárquicos de cargos como se estivessem em uma pirâmide. O topo será ocupado pelo Estratégico, o mais elevado. Em síntese, abriga presidentes, diretores e outros gestores da alta cúpula.

São eles que decidem os objetivos da empresa, acompanham as tendências de mercado e cuidam da situação financeira do negócio. Por isso, devem estar sempre prontos para se adaptar às adversidades que surgem pelo caminho.

Logo abaixo vem o Tático, que contempla os chefes de departamentos e gerentes. As tarefas desses profissionais ainda são estratégicas, pois devem pôr em prática as decisões que vêm de cima.

Vale destacar um detalhe importante: para algumas organizações, os níveis Estratégico e Tático fazem parte da Liderança, como se fossem uma única esfera.

Em terceiro lugar, de volta à pirâmide dos níveis hierárquicos de cargos, a base é composta pelo Operacional. Ali estão os colaboradores responsáveis pela execução das tarefas, por esse motivo, também são chamados de Executores.  

No caso dos profissionais que ocupam o cargo de supervisão, é importante destacar que se encontram em uma zona de transição. Sendo assim, ora são vistos como membros do nível Tático ou, dependendo da situação, Operacional.

Principais cargos encontrados nas organizações e suas responsabilidades

Ainda imaginando a estrutura da pirâmide e já contemplando os dois terços do topo. A gente vai começar pelo cargo de presidente. É o que responde pelos resultados do negócio, além de direcionar as ações para o futuro.

Logo abaixo está o cargo de diretor, que desenvolve as estratégias de acordo com as metas traçadas e a visão de futuro. 

Abaixo deles está o gerente, que comanda o desenvolvimento dos planos de negócio e das ações que precisam ser implementadas. Também monitora os indicadores para saber se o desempenho está ou não como o esperado.

No caso dos gerentes, é interessante que façam cursos de especialização em administração para que se preparem para desafios maiores.

Coordenadores e supervisores vêm na sequência. São os que implementam as ações dos planos de negócio e acompanham de perto os resultados. Contam com a ajuda de encarregados e líderes de equipes.

Ah! Todos devem ter curso superior na área em que atuam, viu?

Na esfera dos executantes estão os analistas e outros profissionais de nível superior. Abaixo deles vêm os assistentes, auxiliares e ajudantes — que precisam de ensino médio completo ou curso técnico.

Estudantes e recém-formados têm oportunidades interessantes

Para você que está estudando, há a oportunidade de estagiário, que ocupa uma posição de transição entre esses profissionais e os analistas, pois está com os estudos em andamento. Mas ainda há um cargo que a gente não citou: o trainee.

Trainee é um cargo muito cobiçado, pois se trata de um estagiário supervalorizado que passa por diversas áreas e tem contato direto com as lideranças. Demais, né?

Quem concluiu um curso de graduação e se formou recentemente, até 2 anos, consegue batalhar por uma vaga de trainee. Sem dúvida é uma baita oportunidade para aprender e crescer!

Viu como os níveis hierárquicos de cargos acabam se complementando e estruturando o escopo de trabalho de qualquer organização? Portanto, sem esses níveis, não haveria um caminho certo para percorrer dentro da empresa.

E se você deseja crescer profissionalmente e chegar aos cargos que estão no topo dessa pirâmide, pode se preparar começando pelo MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Liderança e Coaching. Aproveite essa superoportunidade da Faculdade Descomplica!

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