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Marketing digital para iniciantes: descubra como começar

O marketing digital para iniciantes pode ser um desafio. Afinal, mesmo que a gente veja propagandas em quase todo o site que acessa, passar pro outro lado da tela é uma nova história. 

Por isso, a gente criou um conteúdo com 3 dicas ótimas para quem deseja começar no marketing digital já com o pé direito. Acompanhe com a gente!

marketing digital para iniciantes - notebook, caneta, bloco de notas e gráficos

Antes de tudo, por que embarcar no marketing digital?

O marketing digital tem um diferencial que nenhuma outra estratégia de marketing tem: a interatividade com o seu público, já que as pessoas podem comentar, curtir e compartilhar as publicações.

Assim, isso gera retorno quase instantâneo e você consegue ajustar a estratégia muito mais rápido do que em comparação com mídias físicas, como por exemplo um panfleto.

Por essa razão, o marketing digital possibilita bons resultados mesmo sem um investimento inicial alto, o que é uma enorme vantagem para quem está começando.

Então, esses argumentos te convenceram? Se sim, veja como ter sucesso no marketing digital.

marketing digital para iniciantes - duas pessoas conversando em frente a computadores

3 dicas de marketing digital para iniciantes

Aprenda três táticas para conseguir ótimos resultados mesmo como iniciante no marketing digital.

1. Construa um planejamento estratégico

Antes de iniciar no marketing digital é fundamental montar um plano estratégico, pois ele dará um direcionamento pros conteúdos.

Os itens básicos de um plano estratégico são:

  • objetivos e metas quantificáveis;
  • defina o público alvo;
  • escolha os canais de marketing digital (Facebook; TikTok; Youtube; Blog…);
  • estabeleça as diretrizes do conteúdo;
  • cronograma de ações;
  • defina as formas de avaliação e monitoramento dos resultados.

A gente sabe que no marketing digital para iniciantes é difícil levantar todos esses pontos logo de cara. No entanto, quanto mais detalhado for o planejamento estratégico, mais fácil é chegar ao sucesso.

2. Encontre um diferencial

Você faz uma pesquisa em um site de busca. Entra na primeira, segunda, terceira página e encontra o mesmo conteúdo, só que escrito em ordem diferente.

Também acessa o LinkedIn e vê duas histórias muito parecidas sobre uma entrevista de emprego.

Esses casos podem até ser uma coincidência, mas a gente sabe que para o público lembrar de você o conteúdo precisa ser único.

Mas como conseguir isso em pleno 2021?

A gente entende que não dá mais para “inventar a roda”. No entanto, é possível criar um material único só mudando a perspectiva. Seguem alguns exemplos:

  • abordar o tema a partir de uma opinião;
  • analisar sobre outro ângulo;
  • pesquisar o tema em outras línguas.

Essas são formas de produzir um conteúdo inesquecível para o público.

3. Invista no conhecimento técnico

A gente sabe que a prática é uma das melhores formas de aprender, mas um estudo prévio evita erros bobos e perda de tempo com estratégias com poucas chances de sucesso.

Além disso, quem busca conhecimento técnico desde o início, já tem um diferencial.

Pra te apoiar até o sucesso, a gente conta com uma plataforma de cursos livres de marketing digital pra iniciantes, como o Introdução ao Marketing Digital. Além de cursos de outras áreas como gestão, empreendedorismo e educação.

As aulas são 100% online e não precisa de nenhuma formação anterior pra se inscrever.

Então, o que está esperando? Vem conhecer os cursos livres do Descomplica!