Metas de ano novo: quase todo mundo as tem. Comprar uma casa, trocar de emprego, estudar pra passar no vestibular… O problema é que, com o passar do tempo, esses objetivos acabam ficando pra trás e você não os concretiza. Se em 2021 você quer que as coisas sejam diferentes, vale a pena criar metas alcançáveis!
Quando você define um objetivo sem metas anda no escuro, ou seja: você sabe que precisa chegar a algum lugar, mas não sabe exatamente como. Aí acaba andando em círculos e tem menos chances de atingir esse alvo. Nos estudos funciona exatamente da mesma forma – é preciso criar metas e executá-las.
Quer entender como traçar metas de ano novo para os estudos? O Descomplica te ajuda!
Como criar metas de estudos alcançáveis neste ano
1. Trace metas diárias no processo de estudo
Quando você sabe o que fará no dia fica muito mais simples de se organizar e planejar o conteúdo de estudos. Além disso, é mais provável que você cumpra esse cronograma, pois tem tudo organizado e consegue poupar energia.
Monte um cronograma com a aula que você pretende ver naquele dia, quantas questões deve resolver e os assuntos que precisam ser revisados. E tente cumprir tudo o que estiver escrito ali (por isso ele deve ser real e não o que você gostaria de cumprir).
2. Pense em metas de curto prazo
Depois de estipular o que você fará a cada dia, pense no que deve ser feito por semana. Quantas questões você precisa resolver? Quantas aulas de cada disciplina deve assistir? Há resumos e revisões?
Com esse ritmo, você monta uma planilha de estudos e traça metas de média e longo prazo para os seus estudos.
3. Entenda e respeite os seus limites
Não adianta colocar em uma planilha a meta de fazer 50 questões por dia se você sabe que isso não será possível. É importante saber e respeitar seus limites, entendendo quanto tempo leva para assistir a uma aula, fazer redação, ler apostila e responder às questões.
Assim, você pode criar metas de curto, médio e longo prazo com informações reais, conhecendo seus próprios limites. Se sentir que ficou leve demais, aperte um pouco o cronograma e, se perceber que colocou muitas tarefas, vá ajustando conforme a sua necessidade.
4. Pense em metas factíveis
É preciso respeitar seu bem-estar e saúde no momento de estudar. Então, conheça seus limites antes de estabelecer um cronograma de oito ou dez horas de estudos. Isso pode funcionar para um colega, mas, para você, a solução pode ser outra.
Provavelmente, se exceder o seu limite, ficará muito cansado e não conseguirá cumprir o cronograma. Isso gerará frustração e evitará que você cumpra o cronograma.
Sabia que cerca de 79% de todas as metas definidas para o ano novo são abandonadas antes do Carnaval? Isso é o que aponta um levantamento feito pela International Stress Management Association do Brasil (Isma-BR). Apenas 21% das pessoas conseguirão cumprir seus propósitos, segundo o estudo.
Você não pode fazer parte desse grupo de jeito nenhum! Então, conte com alguém pra te dar uma força nos estudos e definição de metas de estudos para 2021.
Temos os melhores professores, uma metodologia top e plataforma que te dá todo o suporte pra você estudar quando, onde e como quiser – mas sempre com foco no cronograma, é claro!
O Descomplica é especialista nisso e tem cursos preparatórios para vestibular, Enem e muito mais! Dá uma olhada!