• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba tudo sobre o curso de Gestão Pública

O cenário político é repleto de surpresas, algumas positivas e outras nem tanto. Se você é uma pessoa disposta a fazer a diferença nesse cenário, deve considerar a carreira em Gestão Pública.

O motivo é que a administração das instituições politicamente envolvidas influencia nos benefícios concedidos à sociedade.

Exercer um mandato eletivo (ou seja, vencer eleições pra um cargo) também é muito importante, mas não é o único caminho.

Pra oferecer serviços à população, o governo conta com diversas empresas – públicas ou não. Não só a administração delas como também sua relação com os governantes carecem de uma boa gestão.

É nesse ponto que um profissional de Gestão Pública é fundamental, pois o bom desempenho de suas funções contribui muito pra ambos os lados.

Então, neste artigo você vai entender melhor sobre a área e como se profissionalizar nela.

gestão pública – pessoas trabalhando em um escritório do governo

O que é Gestão Pública?

É a área cujas ações administrativas visam proporcionar benefícios pra sociedade de maneira direta, deixando de priorizar o lucro.

As ONGs são um bom exemplo, pois apesar de terem campanhas pra arrecadação de fundos, seus objetivos sempre giram em torno de oferecer algo que melhore o coletivo.

Já que o bem-estar social é uma responsabilidade governamental, o gestor público tem muito mercado na esfera política. Alguns exemplos são:

  • Administração de licitações;
  • Análise de contratos;
  • Análise de cenários e riscos.
  • Gestão de crise;
  • Coordenação de políticas públicas;
  • Gestão de recursos públicos e privados;
  • Tesouraria e demais funções financeiras.
gestão pública – pessoa assinando papéis

O profissional de Gestão Pública

É aquele que trabalha em prol do contentamento coletivo, exercendo funções tanto em instituições públicas como particulares. Sendo assim, suas atribuições visam ceder melhorias à sociedade.

Quais tipos de melhorias? Estruturais? Logísticas? De segurança?

Bom, isso depende do ramo da empresa pra qual trabalha, que pode estar ligada a qualquer um dos três poderes: legislativo, executivo ou judiciário.

Portanto, é essencial que esse profissional seja um bom observador, sempre a par do que acontece no cenário social e político.

Por lidar diretamente com ONGs, políticos e demais instituições, o gestor público também deve dominar a comunicação e se manter convicto.

Isso significa que ele precisa ser proativo e descomplicado, mas firme em suas decisões e no compromisso junto à sociedade.

Dessa forma, o profissional bem preparado é requisitado pra preencher vagas de assessoria de políticos, gestor de responsabilidade social, consultoria de gestão, etc.

Em épocas de eleições, as campanhas são muito dinâmicas e precisam ser fluidas, podendo incrementar as atribuições do gestor e gerar diversas possibilidades de atuação.

gestão pública – pessoa lendo um livro e fazendo anotações

O Curso de Gestão Pública

As práticas de um profissional do ramo estão relacionadas aos conceitos de administração e comunicação. É neles que o curso de Gestão Pública se baseia, com o diferencial de convergir os alunos ao tema.

Com a finalidade de que os futuros profissionais desenvolvam habilidades direcionadas, a grade curricular conta, entre outros itens, com:

  • Economia do Setor Público;
  • Comunicação Empresarial;
  • Ciências Políticas e Sociais;
  • Governo e Administração Pública;
  • Gestão Contábil;
  • Análise de Cenários Econômicos.
gestão pública – visão panorâmica do escritório, pessoas trabalhando

Por onde começar

Agora você sabe a variedade de opções disponíveis pra seguir carreira na área administrativa da política.

Sem uma boa gestão, nenhum governo consegue realizar um bom trabalho, o que prejudica total e diretamente a sociedade. Então, não há dúvidas da importância que um gestor público possui.

Sendo assim, o primeiro passo pra ter uma carreira de sucesso é estabelecer uma rotina que lhe permita se informar sobre atualidades.

Procure um bom podcast e escolha alguns sites de notícias pra visitar todos os dias, pois tudo o que acontece no mundo pode influenciar seu trabalho como gestor.

Em seguida, você deve iniciar um curso de Gestão Pública. O conhecimento acadêmico é importante porque as disciplinas são voltadas ao que os gestores lidam na profissão.

Juntando esse ponto com o seu perfil visionário e solucionador de problemas, você tem o que é necessário pra uma carreira de sucesso.