• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como Ser Um Bom Gestor? Veja 3 Atitudes que Fazem a Diferença

Saber como ser um bom gestor é um desafio diário. É preciso estar atento e buscar a melhoria contínua todos os dias. Isso porque, ao chegar em um cargo de liderança, deve-se mudar algumas atitudes e desenvolver habilidades específicas. 

Hoje o Descomplica separou algumas dicas para te ajudar a ser o melhor chefe e fazer uma verdadeira gestão de excelência! Confira abaixo e descubra. 

Afinal, como ser um bom gestor?

Um bom gestor, primeiramente, deve estar totalmente alinhado aos objetivos da empresa. Ele deve ser aquela famosa pessoa que “veste a camisa” da organização. Afinal, os colaboradores se espelham nele e, portanto, é preciso ser um bom exemplo. 

Além disso, é necessário ter algumas características básicas: ser ético, idôneo, responsável, verdadeiro, entre outros. Porém, não para por aí. É essencial aplicar, no dia a dia, algumas atitudes específicas, como:

  1. Dar feedbacks — eles são primordiais para o desenvolvimento dos colaboradores. É dessa maneira que eles descobrem o que estão fazendo bem e o que precisam melhorar;
  2. Delegar funções — um gestor precisa saber delegar. Ele deve ter em mente que é impossível fazer tudo sozinho e também é parte do trabalho confiar em seu time para fazer um serviço de excelência;
  3. Conhecer a própria equipe — cada pessoa tem uma habilidade e uma personalidade diferente. É isso que os torna profissionais únicos e é o papel do gestor compreender essas nuances para mantê-los motivados e confortáveis.

Lembre-se dos objetivos de seu time

Nós te demos três dicas práticas sobre como ser um bom gestor. Porém, não para por aí. Há algo que muitos deixam de lado, mas deveria ser primordial: o sucesso do seu time é o seu próprio sucesso. 

Você delega a todos e, se todos conseguem bater suas metas, esse mérito também é seu. Porém, se a equipe está tendo problemas para lidar com o trabalho, é seu papel buscar entender o que acontece e como resolver. 

Saber como ser um bom gestor é, na verdade, um exercício diário. 

Gostou desse conteúdo? No Tudo Sobre Pós temos muito mais dicas como estas para te ajudar a ser um profissional ainda melhor!