Pesquisadores coletaram amostras de água de um rio em pontos diferentes, distantes alguns quilômetros um do outro. Ao longo do rio, há locais de águas limpas, como também locais que recebem descarga de esgoto de área urbana, e locais onde há decomposição ativa com ausência de peixes. Os pesquisadores analisaram dois parâmetros: oxigênio dissolvido (OD) e demanda bioquímica de oxigênio (DBO) em cada ponto de coleta de água, obtendo o gráfico:
Questão 119 da prova azul do segundo dia do Enem 2020
Valores limites permitidos para águas doces destinadas ao abaste cimento para o consumo humano após tratamento convencional, segundo Resolução Conama n. 357/2005: OD≥5mgL–1 e DBO ≤ 5mgL–1.
O OD é proveniente da atmosfera e da fotossíntese que ocorre no curso-d’água e sua concentração é função das variáveis físicas, químicas e bioquímicas locais. A DBO é a quantidade de oxigênio consumido por microrganismos em condições aeróbicas para degradar uma determinada quantidade de matéria orgânica, durante um período de tempo, numa temperatura de incubação específica.
Disponível em: www.programaaguaazul.rn.gov.br. Acesso em: 16 ago. 2014 (adaptado)
Qual ponto de amostragem da água do rio está mais próximo ao local em que o rio recebe despejo de esgoto?
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
Gabarito da questão
Opção A
De acordo com o enunciado foram feitas análises em três tipos de localidades: localidades com lançamento de esgoto, localidades com baixa poluição e localidades com decomposição ativa e ausência de peixes. A de lançamento de esgoto deve apresentar alta demanda bioquímica de oxigênio (DBO) em função da abundância de matéria orgânica e consequente decomposição aeróbica. A localidade III com baixa DBO deve corresponder àquelas onde o acúmulo de poluentes já é crônico, determinando a mortalidade de todos os seres aeróbicos, inclusive os peixes.