Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 52

Dois grandes eventos históricos tornaram possível um caso como o de Menocchio: a invenção da imprensa e a Reforma. A imprensa lhe permitiu confrontar os livros com a tradição oral em que havia crescido e lhe forneceu as palavras que nele conviviam. A Reforma lhe deu audácia para comunicar o que pensava ao padre do vilarejo, conterrâneos, inquisidores — mesmo não tendo conseguido dizer tudo diante do papa, dos cardeais e dos príncipes, como queria.

GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.

Os acontecimentos históricos citados ajudaram esse indivíduo, no século XVI, a repensar a visão católica do mundo ao possibilitarem a

  1. consulta pública das bibliotecas reais.
  2. sofisticação barroca do ritual litúrgico.
  3. aceitação popular da educação secular.
  4. interpretação autônoma dos textos bíblicos.
  5. correção doutrinária das heresias medievais.

Comentário da questão

O contexto político de Menocchio foi marcado por mudanças na forma de ver o mundo, proporcionadas por criações como a prensa de tipos móveis, o renascimento artístico e a reforma protestante. Menocchio foi um moleiro que teve acesso a livros e a conhecimentos restritos, que o possibilitaram de construir novas interpretações religiosas, dentre elas a de que o mundo teria sido criado como um queijo habitado por verme, visão que desagradava a Igreja Católica.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção D

Questões correspondentes

65 55 76 0

Assunto