Questão 61 da prova azul do primeiro dia do Enem 2020

A Divisão Internacional do Trabalho significa que alguns países se especializam em ganhar e outros, em perder. Nossa comarca no mundo, que hoje chamamos América Latica, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se aventuraram pelos mares e lhe cravaram os dentes na garganta. Passaram-se os séculos e a América Latina aprimorou suas funções.

GALEANO, E. As velas abertas da América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 1978.

Escrito na décadas de 1970, o texto considera a participação da América Latina na Divisão Internacional do Trabalho marcado

  1. produção inovadora de padrões de tecnologia.
  2. superação paulatina do caráter agroexportador.
  3. apropriação imperialista dos recursos territoriais.
  4. valorização econômica dos saberes tradicionais.
  5. dependência externa do suprimento de alimentos.

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

81 64 56

Comentário da questão

Vídeo restrito

Descubra o segredo da resposta gratuitamente!

A Nova DIT, estabelecida pós-Guerra Fria, consolidou países desenvolvidos como produtores de tecnologia e os subdesenvolvidos como países exportadores de matéria-prima e alguns produtos manufaturados mais simples. O texto faz uma provocação nesse sentido, dizendo que a América Latina é especializada em perder desde o período colonial. A participação dessa região na DIT é, portanto, marcada por essa relação assimétrica. Vale ressaltar que a América Latina não possui dependência externa nos seus suprimentos de alimentos, o que também se associa ao histórico de produção de gêneros agrícolas. 

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)