Os seringueiros amazônicos eram invisíveis no cenário nacional nos anos 1970. Começaram a se articular como um movimento agrário no início dos anos 1980, e na década seguinte conseguiram reconhecimento nacional, obtendo a implantação das primeiras reservas extrativas após o assassinato de Chico Mendes. Assim, em vinte anos, os camponeses da floresta passaram da invisibilidade à posição de paradigma de desenvolvimento sustentável com participação popular.
ALMEIRA, M. W. B. Direitos à floresta e ambientalismo: seringueiros e suas lutas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 55, 2004.
O texto fala sobre os seringueiros e atribui a visibilidade e reconhecimento de suas causas a partir da organização política desses atores sociais. Ele ressalta ainda a característica dessa produção que une produção sustentável e participação popular. A alternativa correta, deve conter esses dois itens estabelecidos no texto. Vale ressaltar que não há escassez de recursos naturais na região Amazônica, onde essa atividade se concentrou. A reivindicação de terras é parte dos motivos de ser o movimento agrário.