Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 97

A cromatografia em papel é um método de separação que se baseia na migração diferencial dos componentes de uma mistura entre duas fases imiscíveis. Os componentes da amostra são separados entre a fase estacionária e a fase móvel em movimento no papel. A fase estacionária consiste de celulose praticamente pura, que pode absorver até 22% de água. É a água absorvida que funciona como fase estacionária líquida e que interage com a fase móvel, também líquida (partição líquido-líquido). Os componentes capazes de formar interações intermoleculares mais fortes com a fase estacionária migram mais lentamente.

 

Uma mistura de hexano com 5% (v/v) de acetona foi utilizada como fase móvel na separação dos componentes de um extrato vegetal obtido a partir de pimentões. Considere que esse extrato contém as substâncias representadas.

RIBEIRO, N.M.; NUNES, C. R. Análise de pigmentos de pimentões por cromatografia em papel, Química Nova na Escola, n.29, ago. 2008 (adaptado).

A substância presente na mistura que migra mais lentamente é o(a)

  1. licopeno.
  2. α-caroteno.
  3. γ-caroteno.
  4. capsorubina.
  5. α-criptoxantina.

Comentário da questão

Na cromatografia, as substâncias que são mais arrastadas pela fase móvel são as que possuem maior afinidade com o solvente da fase móvel e menor afinidade com a fase estacionária. Neste caso a fase estacionária é composta de água e celulose, polares e capazes de fazer ligações de hidrogênio. A substância mais retida é, portanto, a que possui as mesmas características e interage melhor com a fase estacionária: a mais polar e que apresenta mais hidroxilas.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção D

Questões correspondentes

130 131 96 0

Assunto