Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 69

O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile, em fevereiro, provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos três metros para o oeste. Buenos Aires moveu-se cerca de 2,5 centímetros para oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para o oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente).

Revista InfoGNSS, Curitiba, ano 6, n. 31, 2010.

No texto, destaca-se um tipo de evento geológico frequente em determinadas partes da superfície terrestre. Esses eventos estão concentrados em

  1. áreas vulcânicas, onde o material magmático se eleva, formando cordilheiras.
  2. faixas costeiras, onde o assoalho oceânico recebe sedimentos, provocando tsunamis.
  3. estreitas faixas de intensidade sísmica, no contato das placas tectônicas, próximas a dobramentos modernos.
  4. escudos cristalinos, onde as rochas são submetidas aos processos de intemperismo, com alterações bruscas de temperatura.
  5. áreas de bacias sedimentares antigas, localizadas no centro das placas tectônicas, em regiões conhecidas como pontos quentes.

Comentário da questão

O texto retratou um evento de enorme magnitude ocorrido no Chile e com efeitos colaterais em áreas vizinhas na América do Sul. O processo descrito é de um terremoto, típico de áreas associadas à tectônica de placas, mais precisamente às suas bordas. Nessas áreas, encontramos os dobramentos modernos, que são resultado da convergência das placas, como estrutura geológica predominante.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

86 67 72 0

Assunto