Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 47

Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.

SILVEIRA, R. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, n. 23, 1999 (adaptado).

A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a)

  1. ataque feito pelos japoneses à base militar americana de Pearl Harbor.
  2. desencadeamento da Guerra Fria e de novas rivalidades entre nações.
  3. morte de milhões de soldados nos combates da Segunda Guerra Mundial.
  4. execução de judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazistas.
  5. lançamento de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki pelas forças norte-americanas.

Comentário da questão

A Segunda Guerra Mundial foi marcada pela expansão da ideologia caracterizada pela valorização do arianismo. A ideia de eugenistas que culminaram no genocídio de minorias como os Judeus, eslavos e negros. Com a derrota nazista e a criação da ONU com o objetivo de promover a paz mundial e impedir novas violações aos Direitos Humanos foram desenvolvidos estudos desqualificando as doutrinas racistas.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção D

Questões correspondentes

59 87 52 0

Assunto