Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 118

O livro A fórmula Secreta conta a história de um episódio fundamental para o nascimento da matemática moderna e retrata uma das disputas mais virulentas da ciência renascentista. Fórmulas misteriosas, duelos públicos, traições, genialidade, ambição – e matemática! Esse é o instigante universo apresentado no livro, que resgata a história dos italianos Tartaglia e Cardano e da fórmula revolucionária para resolução de equações de terceiro grau. A obra reconstitui um episódio polêmico que marca, para muitos, o início do período moderno da matemática.
Em última análise, A fórmula secreta apresenta-se como uma ótima opção para conhecer um pouco mais sobre a história da matemática e acompanhar um dos debates científicos mais inflamados do século XVI no campo. Mais do que isso, é uma obra de fácil leitura e uma boa mostra de que é possível abordar temas como álgebra de forma interessante, inteligente e acessível ao grande público.

GARCIA, M. Duelos, segredos e matemática. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br, Acesso em: 6 Out 2015 (adaptado).

Na construção textual, o autor realiza escolhas para cumprir determinados objetivos. Nesse sentido, a função social desse texto é

  1. interpretar a obra a partir dos acontecimentos da narrativa.
  2. apresentar o resumo do conteúdo da obra de modo impessoal.
  3. fazer a apreciação de uma obra a partir de uma síntese crítica.
  4. informar o leitor sobre a veracidade dos fatos descritos na obra.
  5. classificar a obra como uma referência para estudiosos da matemática.

Comentário da questão

No texto, o autor faz uma apreciação crítica da obra, apresentando um breve resumo do livro, acompanhado de alguns comentários, ou seja, realizando uma “síntese crítica”.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

129 114 108 0

Assunto

Gêneros Textuais