Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 67

Em meados de 2003, mais de 20 pessoas morreram no Brasil após terem ingerido uma suspensão de sulfato de bário utilizada como contraste em exames radiológicos. O sulfato de bário é um sólido pouquíssimo solúvel em água, que não se dissolve mesmo na presença de ácidos. As mortes ocorreram porque um laboratório farmacêutico forneceu o produto contaminado com carbonato de bário, que é solúvel em meio ácido. Um simples teste para verificar a existência de íons bário solúveis poderia ter evitado a tragédia. Esse teste consiste em tratar a amostra com solução aquosa de HCl e, após filtrar para separar os compostos insolúveis de bário, adiciona-se solução aquosa de H2SOsobre o filtrado e observa-se por 30 minutos

TUBINO, M.; SIMONI, J.A. Refletindo sobre o caso celobar® Química Nova, n. 2, 2007 (adaptado).

A presença de íons bário solúveis na amostra é indicada pela

  1. liberação de calor.
  2. alteração da cor para rosa.
  3. precipitação de um sólido branco.
  4. formação de gás hidrogênio.
  5. volatilização de gás cloro.

Comentário da questão

A questão envolvia a descoberta da existência ou não de carbonato de bário em uma amostra através da solubilização em meio ácido. Para realizar o teste utiliza-se uma amostra contendo sulfato de bário e uma possível presença de carbonato de bário. Para tal, tratou a amostra com HCl originando a reação: BaCO3(s) + 2HCl(aq) → BaCl2(aq) + H2O(l) + CO2(g)

Após adição do ácido, a filtração separou um sólido (BaSO4) e um sal solúvel (BaCl2). A adição de ácido sulfúrico à solução formada indicou a existência de carbonato de bário na amostra inicial através da reação que gerou um precipitado branco: BaCl2(aq) + H2SO4(aq) → BaSO4(s) + 2HCl(aq)

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

51 59 84 0

Assunto

Filtração

Interpretação Química de Reações

Reações químicas

Solubilidade