Um vendedor de assinaturas de TV a cabo teve, nos 7 primeiros meses do ano, uma média mensal de 84 assinaturas vendidas. Devido a uma reestruturação da empresa, foi exigido que todos os vendedores tivessem, ao final do ano, uma média mensal de 99 assinaturas vendidas. Diante disso, o vendedor se viu forçado a aumentar sua média mensal de vendas nos 5 meses restantes do ano.
Questão 138 da prova azul do segundo dia do Enem 2016 Segunda Aplicação
Qual deverá ser a média mensal de vendas do vendedor, nos próximos 5 meses, para que ele possa cumprir a exigência da sua empresa?
- 91
- 105
- 114
- 118
- 120
Gabarito da questão
Opção E
A resposta correta da questão 138 do segundo dia do Enem 2016 Segunda Aplicação (caderno azul) é a alternativa E. Sejam SJJ e SAD as somas das quantidades de assinaturas vendidas de janeiro a julho e de agosto a dezembro, respectivamente.
Assunto
divisão
equação
Média
Comentário da questão
Comentário revisado em
Perguntas frequentes sobre esta questão
Qual é o gabarito da questão 138 do Enem 2016 Segunda Aplicação?
A resposta correta da questão 138 do segundo dia do Enem 2016 Segunda Aplicação (caderno azul) é a alternativa E.
Por que a alternativa E é a correta?
A resolução completa da questão 138 do Enem 2016 Segunda Aplicação está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.
De qual matéria é a questão 138 do Enem 2016 Segunda Aplicação?
A questão 138 do Enem 2016 Segunda Aplicação é de math.
Em qual prova caiu a questão 138 do Enem 2016 Segunda Aplicação?
Ela caiu no segundo dia do Enem 2016 Segunda Aplicação, caderno azul.
Onde encontro as outras questões do Enem 2016 Segunda Aplicação?
A prova completa do Enem 2016 Segunda Aplicação, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2016 Segunda Aplicação
Sejam SJJ e SAD as somas das quantidades de assinaturas vendidas de janeiro a julho e de agosto a dezembro, respectivamente.
1) A média de janeiro a julho foi MJJ = 84 ⇒ SJJ = 84.7 = 588
2) A média anual deverá ser Manual (SJJ + SAD )/5 = 1188/5
Assim, 588 + SAD = 1188 ⇒ SAD = 600
3) A média nos últimos cinco meses do ano deverá ser MAD = 600/5 = 120.