Questão 146 da prova azul do segundo dia do Enem 2014
Durante a Segunda Guerra Mundial, para decifrarem as mensagens secretas, foi utilizada a técnica de decomposição em fatores primos. Um número N é dado pela expressão 2x.5y.7z, na qual x, y e z são números inteiros não negativos. Sabe-se que N é múltiplo de 10 e não é múltiplo de 7.
O número de divisores de N, diferentes de N, é
- x. y. z
- (x+ 1).(y + 1)
- x . y . z - 1
- (x + 1).(y + 1).z
- (x + 1).(y + 1).(z + 1) - 1
Gabarito da questão
Opção E
A resposta correta da questão 146 do segundo dia do Enem 2014 (caderno azul) é a alternativa E. Temos que o número N = 2x.5y.7z. Assim, temos que o número de divisores de N é (x+1).(y+1).(z+1), incluindo o próprio N.
Assunto
Aritmética
Comentário da questão
Comentário revisado em
Perguntas frequentes sobre esta questão
Qual é o gabarito da questão 146 do Enem 2014?
A resposta correta da questão 146 do segundo dia do Enem 2014 (caderno azul) é a alternativa E.
Por que a alternativa E é a correta?
A resolução completa da questão 146 do Enem 2014 está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.
De qual matéria é a questão 146 do Enem 2014?
A questão 146 do Enem 2014 é de math.
Em qual prova caiu a questão 146 do Enem 2014?
Ela caiu no segundo dia do Enem 2014, caderno azul.
Onde encontro as outras questões do Enem 2014?
A prova completa do Enem 2014, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2014
Temos que o número N = 2x.5y.7z. Assim, temos que o número de divisores de N é (x+1).(y+1).(z+1), incluindo o próprio N.
Como queremos os divisores diferentes de N, teremos: (x+1).(y+1).(z+1) – 1.