Questão 135 da prova azul do segundo dia do Enem 2012

O trovador

Sentimentos em mim do asperamente
dos homens das primeiras eras…
As primaveras do sarcasmo
intermitentemente no meu coração arlequinal…
Intermitentemente…
Outras vezes é um doente, um frio
na minha alma doente como um longo som redondo…
Cantabona! Cantabona!
Dlorom…
Sou um tupi tangendo um alaúde!

ANDRADE, M. In: MANFIO, D. Z. (Org.) Poesias completas de Mário de Andrade. Belo Horizonte: Itatiaia, 2005.

Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em O trovador, esse aspecto é

  1. abordado subliminarmente, por meio de expressões como “coração arlequinal” que, evocando o carnaval, remete à brasilidade.
  2. verificado já no título, que remete aos repentistas nordestinos, estudados por Mário de Andrade em suas viagens e pesquisas folclóricas.
  3. lamentado pelo eu lírico, tanto no uso de expressões como “Sentimentos em mim do asperamente” (v. 1), “frio” (v. 6), “alma doente” (v. 7), como pelo som triste do alaúde “Dlorom” (v. 9).
  4. problematizado na oposição tupi (selvagem) x alaúde (civilizado), apontando a síntese nacional que seria proposta no Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade.
  5. exaltado pelo eu lírico, que evoca os “sentimentos dos homens das primeiras eras” para mostrar o orgulho brasileiro por suas raízes indígenas.

Gabarito da questão

Opção D

A resposta correta da questão 135 do segundo dia do Enem 2012 (caderno azul) é a alternativa D. Uma das características modernistas é promover uma revisão crítica do passado histórico nacional; a partir da relação entre os termos “tupi” e “alaúde”, há uma fusão cultural, que é uma das propostas do Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade.

Questões correspondentes

132 108 135

Assunto

Modernismo

Comentário da questão

Uma das características modernistas é promover uma revisão crítica do passado histórico nacional; a partir da relação entre os termos “tupi” e “alaúde”, há uma fusão cultural, que é uma das propostas do Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade.

Equipe Descomplica
Professores de Linguagens da Descomplica

Comentário revisado em

Perguntas frequentes sobre esta questão

Qual é o gabarito da questão 135 do Enem 2012?

A resposta correta da questão 135 do segundo dia do Enem 2012 (caderno azul) é a alternativa D.

Por que a alternativa D é a correta?

A resolução completa da questão 135 do Enem 2012 está no comentário do professor, nesta mesma página: ele explica o raciocínio e por que as outras alternativas não servem.

De qual matéria é a questão 135 do Enem 2012?

A questão 135 do Enem 2012 é de languages.

Em qual prova caiu a questão 135 do Enem 2012?

Ela caiu no segundo dia do Enem 2012, caderno azul.

Onde encontro as outras questões do Enem 2012?

A prova completa do Enem 2012, com gabarito e resolução de todas as questões, está reunida em uma página só. Ver a prova do Enem 2012