Quer ficar por dentro das novas questões do Enem?

Cadastre-se e receba um aviso sempre que novas questões estiverem disponíveis!

Questão 65

Os freios ABS são uma importante medida de segurança no trânsito, os quais funcionam para impedir o travamento das rodas do carro quando o sistema de freios é acionado, liberando as rodas quando estão no limiar do deslizamento. Quando as rodas travam, a força de frenagem é governada pelo atrito cinético.

As representações esquemáticas da força de atrito fat entre os pneus e a pista, em função da pressão ρ aplicada no pedal de freio, para carros sem ABS e com ABS, respectivamente, são:

Comentário da questão

Separaremos a questão em 2 partes:

Sem os freios ABS: A força de atrito, nesse caso, aumenta gradativamente conforme se pisa no freio ate o momento em que a roda trava (valor máximo do atrito). Quando a roda trava, a característica do atrito muda, o atrito passar a ser dinâmico. O atrito dinâmico tem valor constante, porem, menor que a força de atrito cinético máxima que fez a roda travar.

Com os freios ABS: Esse frio funciona como medida de segurança para que a roda não trave, assim, evitando o deslizamento do carro na estrada. Para isso acontecer, a força de atrito não pode chegar no valor máximo. Logo, o sistema do carro vai soltando aos poucos a roda ao chegar nesse valor, ate chegar em um valor aceitável para retomar o crescimento da força de atrito, contribuindo para uma feriada mais segura.

A imagem que constitui essas duas ideias encontra-se no item A

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

78 52 86 0

Assunto

Cinemática