Questão 08

Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a vida.

KANT, I. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? Petrópolis: Vozes, 1985 (adaptado).

Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa

  1. a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade.
  2. o exercício da racionalidade como pressuposto menor diante das verdades eternas.
  3. a imposição de verdades matemáticas, com caráter objetivo, de forma heterônoma.
  4. a compreensão de verdades religiosas que libertam o homem da falta de entendimento.
  5. a emancipação da subjetividade humana de ideologias produzidas pela própria razão.

Comentário da questão

Para Kant, o homem esclarecido é aquele que, fazendo uso da razão, pensa por conta própria e não a partir do que outras pessoas falam, acreditam. Neste sentido, Kant formula dois grandes conceitos, menoridade e maioridade. Ele entende por menoridade o homem que formula suas ideias a partir de outros e de maioridade o que produz um pensamento autonomo e racional.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

02 12 10 0

Assunto

Autonomia

Ética

Filosofia moderna

Kant