Realismo e Naturalismo

Contrária ao conceito idealizador da época, as escolas literárias Realistas e Naturalistas surgiram no século XIX. De modo a analisar a sociedade, valorizando sua realidade, formaram uma leitura mais crítica e coesa com a vivência da época. Vamos compreender mais sobre o assunto ?

Artigos

Continue estudando

ESCOLAS LITERÁRIAS

Romantismo

Expresso em três fases na poesia (https://descomplica.com.br/blog/sem-categoria/geracoes-do-romantismo-poesia/ ) e quatro separações na prosa (https://descomplica.com.br/blog/literatura/como-e-caracterizada-a-prosa-do-romantismo/), a escola literária Romântica trouxe a primeira manifestação cultural do país em busca de uma identidade própria. Relacionando com temáticas vigentes da época, é extremamente importante compreender seu contexto histórico, para enfim adentrar-se no ambiente literário.
ESCOLAS LITERÁRIAS

Machado de Assis

Sendo um dos principais autores brasileiros de todos os tempos, Machado de Assis modificou não só a prosa Realista, como todo conceito de literatura nacional. Com uma árdua biografia, conquistou o ambiente das artes de modo crítico e irônico, características principais de sua escrita.