Geometria molecular (linear e angular)
Geometria molecular (trigonal planar, piramidal e tetraédrica)
Polaridade das moléculas
Forças intermoleculares (dipolo induzido ou Van der Waals)
Forças intermoleculares (ligação de Hidrogênio ou Ponte de Hidrogênio).
Polaridade
Polaridade das ligações
Ligação Iônica: Nas ligações iônicas, a transferência de elétrons é definitiva, formação de cátions (positivo) e ânions (negativo). As ligações iônicas são sempre POLARES.
Ligação Covalente: Nas ligações formadas por átomos com a mesma eletronegatividade, não há formação de polos pois essa diferença é igual a zero. Formando ligação covalente apolar.
Exemplo: Cl2
(Cl – Cl) → ∆en = 3,0 – 3,0 → ∆en = 0
Nas ligações formadas por átomos com diferentes eletronegatividades, há formação de polos pois essa diferença é diferente de zero. Formando ligação covalente polar.
Exemplo: HBr
(H – Br) → ∆en = 2,8 – 2,1 → ∆en = 0,7
Polaridade das moléculas
As moléculas podem ser classificadas em moléculas polares e apolares, dependendo do vetor de momento dipolo da molécula ser anulado ou não.
Exemplo:
CO2
Os vetores possuem a mesma diferença de eletronegatividade por serem entre os mesmos alementos, e possuem a mesma direção e sentidos opostos, fazendo com que se anulem e o momento dipolo seja igual a zero.
O oxigênio da água possui dois pares de elétrons que não se ligam a nada, logo esses pares empurram as ligações O-H para baixo, formando assim um ângulo entre eles, os vetores não se anulam como na molécula de CO2. O momento dipolo nesse caso é diferente de zero.
Forças intermoleculares
Dipolo induzido-dipolo induzido, van der Waals ou dipolo-induzido → Ocorre nas moléculas apolares.
Ex: H2, O2, CO2
Dipolo permanente-dipolo permanente ou dipolo-dipolo → Ocorre nas moléculas polares.
Ex: HCl, HBr, HI, H2S
Ligação de Hidrogênio: Antes essa força era chamada de ponte de hidrogênio. As ligações de hidrogênio são atrações intermoleculares fortíssimas que ocorrem entre moléculas polares que apresentam ligações do Hidrogênio com átomos muito eletronegativos como o Flúor, Oxigênio e Nitrogênio.
Ex: HF, NH3, H2O