Montando gráfico sxt com v>0
Entendendo o gráfico
Montando sxt com vxt
Comparando sxt de velocidades diferentes
Analisando matematicamente o sxt
Gráfico vxt e propriedade gráfica
Na aula de Movimento retilíneo e uniforme (M.U.) descrevemos um corpo que esta em um deslocamento em velocidade constante (v=cte). A partir disso, desenvolvemos uma função que descreve esse movimento:
S = So + vt
Essa função recebe o nome de função horária da posição. Nosso objetivo é, a partir dessa função, conseguir desenvolver um gráfico para esse movimento.
Gráfico S x t
Ao olhar para o função horária da posição, podemos notar que ela é bem semelhante a função geral do primeiro grau estudada nas aulas de matemática.
y = ax + b
Logo, se o gráfico da função do primeiro grau é descrito por uma reta, a função horária da posição também será, sendo esse gráfico um gráfico da posição em função do tempo (S x t).
Como apresentado na figura acima, o gráfico pode apresentar duas formas: a reta crescente e a reta decrescente.
- Caso a reta seja crescente, temos um movimento que apresenta velocidade positiva (v > 0), e chamamos esse movimento de movimento progressivo.
- Caso a reta seja decrescente, temos um movimento que apresenta velocidade negativa ( v < 0), e chamamos esse movimento de movimento retrógrado.
Gráfico V x t
Além do gráfico de posição em função do tempo, o movimento uniforme (M.U) também pode descrever um gráfico V x t, ou seja, um gráfico de velocidade em função do tempo. Esse gráfico, por conta da velocidade ser constante (valor fixo) durante toda a trajetoria, precisa ser um gráfico de uma reta paralela ao eixo x (tempo).
Esse gráfico ganha um valor importante no nosso estudo, já que a área desse gráfico representa o deslocamento que o corpo produziu no movimento.
De forma matemática, podemos dizer então que:
∆S = Área V x t