O verbo to be é essencial quando estudamos inglês. Saber seu significado é o primeiro passo para entender como se usa esse tipo de verbo. No entanto, é igualmente importante aprender sua conjugação e aplicação para identificarmos frases com mais facilidade e compreendermos o seus sentidos.
Traduzindo para o português, o verbo to be significa “ser” ou “estar” e pode vir sozinho ou acompanhado de outro verbo. Agora que você já sabe o significado, vamos aprender para quê e como funciona? Vai ser de grande ajuda na hora de interpretar aquela questãozinha do Enem. Vem com a gente!
Conjugação do verbo to be
O verbo to be, como qualquer outro verbo em Inglês, é conjugado em todos os pronomes pessoais. Sabe aqueles que temos em português? Pois bem, temos os mesmos em inglês, se liga só:
Português | Inglês
Eu – I;
Tu, você – You;
Ele – He;
Ela – She;
Isso, aquilo (gênero neutro) – It;
Nós – We;
Vós, Vocês – You;
Eles, Elas – They.
Lembrou?
Agora precisamos nos atentar para o fato de o verbo to be ser irregular. Por conta disso, a conjugação não vai seguir um padrão, ou seja, dependendo da pessoa a que estamos nos referindo, o verbo vai ser representado por uma palavra completamente diferente.
Louco, né? Mas acaba sendo tão simples que a gente nem consegue esquecer depois.
As principais conjugações do verbo to be estão no presente, passado e futuro simples. Em cada uma delas, vemos o verbo escrito de uma forma diferente da original, e é muito importante que vocês compreendam que apesar da forma e do tempo verbal serem diferentes, todos eles possuem o mesmo significado.
Presente Simples
A principal e mais importante conjugação do verbo to be é a do presente simples (ou, em inglês, Simple Present). Ela vai ser a base para esse verbo e veremos a sua utilização em muuuuuitos textos em inglês. Como a tradução do verbo é sempre “ser” ou “estar”, podemos pensar no verbo em inglês e associar à sua tradução. Veja só:
Verbo to be – Presente Simples
Importante:
- Todas as formas do verbo to be na afirmativa podem ser contraídas e são, inclusive, mais comuns de serem usadas.
- As formas negativas dos verbos em inglês sempre terão a presença da palavra “not”. Com o verbo to be, os verbos is e are podem se contrair com o not (isn’t, aren’t). Cuidado que o am não entra nesse caso!
- Interrogativas, em inglês, têm a característica de apresentarem o verbo na frente do sujeito. Com o verbo to be não é diferente.
- Repararam que o pronome You é igual no singular e no plural? Isso faz com que o verbo também fique igual (“are”) e facilita bastante na hora de gravar. No entanto, prestem bastante atenção porque a identificação da classificação por número (ou seja, singular ou plural) dentro do texto vai ser feita através do contexto em que o pronome foi inserido. Por isso, é sempre bom ler a frase toda quando estiver na dúvida, beleza?
Leia também o texto sobre Present Perfect
Passado Simples
Diferente do Simple Present, o verbo to be no Passado Simples (ou Simple Past) vai apresentar apenas duas formas: was para o singular, e were para o plural.
Verbo to be – Passado simples
Importante!
- O Simple Past não apresenta contração do verbo to be em sua forma afirmativa.
- Assim como no Simple Present, “You were” será o mesmo para o singular e plural, não se esqueça de verificar o contexto para identificar a classificação em número!
Aproveite para acessar o texto sobre Simple past
Futuro Simples
O futuro é usado para expressar acontecimentos que ainda não ocorreram. Em inglês, sua representação vai ser feita através de um verbo auxiliar, que virá acompanhando não só o verbo to be como todos os verbos em inglês para esse tempo.
A estrutura do Futuro simples (ou Simple Future) vai ser sempre da seguinte forma:
- Sujeito + will + verbo no infinitivo.
No caso do verbo to be, a forma infinitiva será dada pelo “be”, deixando nossa tabela de conjugação assim:
Verbo to be – Futuro simples
Aqui, a dica importantíssima é sempre olhar o sujeito da frase. Só a partir dele vamos conseguir identificar a que pessoa e número esse verbo está se referindo.
Usos do verbo to be
Já vimos sua tradução e formas dentro dos tempos verbais, agora seguimos na identificação dos contextos nos quais o verbo to be pode aparecer. Levando em conta a tradução em “ser” e “estar”, podemos encontrar esse verbo em duas situações:
- Ao identificar e descrever um objeto ou pessoa:
Pedro is my friend (Pedro é meu amigo)
It is a chair (Esta é uma cadeira)
They are my parents (Eles são meus pais)
- Ao expressar tempo e idade:
It was raining yesterday. (Estava chovendo ontem)
Repare que aqui não temos sujeito na oração em português, mas esse sujeito sempre será expresso em inglês através do pronome “It”
I am 29 years old. (Eu tenho 29 anos.)
Quando nos referimos à idade, sempre usaremos o verbo to be, mas lembre-se que nesse caso o significado dele fugirá de “ser” e “estar” para significar “ter”
Verbo to be: exercícios
Vamos ver se você aprendeu direitinho? Dá uma olhada nesses três exercícios de fixação e identifique quais formas do verbo to be estão faltando:
- Brasília _ the capital of Brazil.
- is
- are
- aren’t
- isn’t
- am
- This chair green. It is blue.
- is
- are
- aren’t
- isn’t
- am
- George: Hi Paul. This Mariah, my cousin.
Paul: Hello Mariah. I Paul. _ you a student?
Mariah: No, I a doctor. I work in Atlanta.
- is – are – are – am
- are – are – am – is
- is – am – are – am
- isn’t – are – am – is
- am – is – are – am
GABARITO
- a
- d
- c
Já tem tudo dominado sobre Verbo to be? Continue se preparando que o Enem está chegando! Se quiser pode contar com a gente. Vem conhecer os nossos preparatórios para o Enem.