O resumo de massas de ar pro Enem é uma forma de conseguir se manter atualizado sobre a Geografia e seus conceitos mais básicos.
Apesar de não ser um tema que caia com tanta frequência, ele acaba tendo bastante peso no momento em que for preencher o seu gabarito durante a prova. Por isso, se errar uma questão, pode perder uma grande parte da pontuação.
E então, quer saber mais sobre o resumo de massas de ar? A gente fez este artigo completo pra te ajudar comtudo que esteja relacionado ao vestibular.
Resumo de massas de ar
O assunto voltado pro clima “massa de ar do Enem” acaba sendo deixado de lado por muitos estudantes.
E, como consequência, acaba-se tendo uma série de desvantagens das mais variadas que vão desde a dificuldade de responder às questões (apesar de estarem em menor volume, elas ainda existem) e perder pontuações por isso.
Sempre que você deixa de responder algo, é uma quantidade de pontos a mais que pode perder e que poderia estar usando pra ingressar em uma universidade, seja ela pública, seja privada.
Em síntese, é justamente por causa da existência de massas de ar, que se consegue ter, no meio ambiente em que vivemos, acesso a temperaturas e até mesmo a umidade.
O excesso de umidade pode fazer, por exemplo, com que o clima fique mais quente, o que é bastante comum de acontecer no Sul do Brasil durante o verão.
Tipos
Ao todo, pode-se dizer que existem ao menos três tipos de massas de ar que o estudante precisa ter na ponta da língua quando for realizar a sua prova.
Equatoriais
Geralmente são formadas na linha do Equador e são bastante quentes por causa da umidade.
É justamente por isso que existem as florestas tropicais. Um país que sofre bastante com esse tipo de massa de ar é o México, que está pouco acima desta linha.
Em alguns casos, as equatoriais podem acabar formando algum tipo de deserto, o que faz com que a unidade seja muito baixa e não tenha tanto calor.
Tropicais
Elas são bastante comuns de acontecerem no trópico de Câncer e de Capricórnio, que estão próximos à linha do Equador que divide o planeta terra entre Norte e Sul.
O que chamamos de Massa Tropical Continental (mTc), também tem características mais quentes, mas a umidade é menos densa.
Polares
Neste caso, deve-se salientar que elas são responsáveis pela formação de uma das áreas mais frias de todo o planeta Terra. Pra que uma determinada área possa ser considerada polar, é necessário que a latitude esteja sempre acima de 50º Norte ou Sul.
Exercícios sobre massa de ar
Não basta apenas saber sobre o assunto na teoria sem entender como ele pode ser colocado na prática, não é mesmo?
Por isso, neste artigo, também separamos uma lista de atividades pra que comece a treinar e, claro, comente aqui conosco o que você acertou ou errou, viu?
Questão 1
As massas de ar podem ser consideradas como um tipo de fator climático. Ou seja, como se fossem um fenômeno de cunho atmosférico que influenciam o clima em todos os locais do Planeta Terra.
Tudo isso pode variar de acordo com inclinações e até mesmo em relação ao meridiano. Isso faz com que a cada dia que passa, o clima seja diferente. O fenômeno acontece por causa da variação de dois aspectos muito importantes dentro deste campo de estudo, que são:
- a) as frentes de ar e as estações do ano em que cada região está.
- b) a umidade e a pressão atmosférica.
- c) a inclinação do planeta Terra em relação ao tipo da estação do ano.
- d) as latitudes e a inclinação da lua em relação à Terra, que faz com que a gravidade se torne mais acentuada.
- e) as zonas térmicas e a pressão atmosférica.
Resposta: Letra E está correta. As zonas térmicas fazem com que haja a diferença de calor. A diferença é sentida pelo ser humano enquanto a pressão atmosférica entra em consideração pela lei de PVT.
Questão 2
Em relação ao tema de frente fria e de massa de ar, assinale abaixo qual das alternativas está incorreta:
- a) As massas de ar estão sempre se deslocando e é por isso que há variação da temperatura.
- b) As frentes de ar são comuns de acontecer quando há um choque. Geograficamente falando, o choque acontece entre as massas de ar que estão vindo de locais distintos.
- c) Quando a frente de ar está vindo de uma região Continental, é normal que ela seja super úmida. Por isso, em regiões como o México, o calor é intenso.
- d) É comum que as massas de ar tenham se originado de locais com alta altitude.
Resposta: A letra C está errada visto que as massas de ar continentais são bem mais secas.
Seu ingresso na faculdade é o nosso objetivo!
Hoje em dia, o Enem permite que os estudantes consigam ingressar pra universidade privada e pública de ao menos três formas.
A primeira forma que se consegue ingressar no ensino superior é através do Sisu, que é uma das modalidades mais concorridas atualmente.
A nota de corte, geralmente, é bem alta pra cursos que são mais caros, como é o caso de Medicina, por não se precisar pagar nada durante todo o tempo em que estiver cursando e nem mesmo depois de se formar. Ou seja, é 100% grátis.
A segunda forma de ingressar é através do ProUni que garante bolsa de desconto de 100% pra quem tem renda de até um salário mínimo e meio e de meia bolsa pra quem tem renda que vai de um salário mínimo e meio, até três.
Por fim, mas não menos importante, também podemos citar o Fies, que é um fundo de financiamento que permite que você comece a pagar a sua graduação somente depois que já estiver formado.
Essa modalidade não é tão concorrida porque é como se houvesse a realização de um empréstimo pra ter acesso a ela, mas um empréstimo com juros mais em conta e fixados independente do curso.
Sabendo de todas as opções, você consegue se preparar melhor e dançar conforme a música. Aqui no Descomplica você encontra os melhores conteúdos, com os melhores exercícios pra mandar bem. Confira! Além disso, aqui você também encontra o melhor Preparatório par ao Enem e para os Vestibulares.