O curso de Medicina é, sem dúvidas, um dos mais concorridos e admirados em todo o mundo. Mas será que vale a pena fazer Medicina?
Muitos estudantes ainda têm dúvida e ficam receio de entrar em uma área já saturada. Por isso mesmo, é fundamental entender as vantagens de se cursar Medicina e como anda o mercado de trabalho, né?
Confira algumas vantagens e desvantagens sobre a carreira e tire suas conclusões de vale a pena ou não cursar Medicina.
Quais são as vantagens de se fazer Medicina?
A escolha de um curso superior é muito pessoal e depende muito dos objetivos e perfil do aluno.
Quem se identifica com a área de Medicina precisa considerar, além dos desafios de passar no vestibular, os pontos positivos de cursar esta graduação. São eles:
Satisfação em salvar vidas e ajudar as pessoas
Esta é uma das maiores motivações de quem opta pela Medicina.
Poder ajudar as pessoas e salvar vidas é muito compensador e, por isso, médicos têm tanto status e valor social.
Diversas possibilidades de especialização
A Medicina é uma área muito ampla, com 54 especialidades médicas reconhecidas pelo CFM, além de outras tantas subespecialidades e áreas de atuação.
As 5 principais áreas de Medicina são:
- Cirurgia Geral;
- Clínica Médica;
- Ginecologia e Obstetrícia;
- Pediatria;
- Dermatologia;
Diante deste cenário, o profissional de Medicina pode escolher atuar em diversos locais, como hospitais, numa clínica ou em um consultório, na área acadêmica, na área de pesquisa, cuidando da gestão de uma instituição de saúde, entre outras tantas opções.
Carga horária flexível
O médico pode trabalhar em diferentes locais, atendendo a pacientes de todos os tipos. Isso porque, geralmente, é ele quem faz sua carga horário, alternando plantões com atendimentos em clínicas e cirurgias, por exemplo.
Bom retorno financeiro
Uma das grandes vantagens da Medicina, apesar da dificuldade para entrar na faculdade e altos custos, é a remuneração.
O salário pode variar de acordo com a região e a especialidade com que o médico atua, mas quando comparada a outras profissões, a Medicina costuma ser uma das que tem os maiores salários.
Quais são os desafios de cursar Medicina?
Todas as vantagens podem ser gratificantes, mas assim como em todas as profissões, na Medicina também existem alguns pontos considerados negativos.
Muitos falam sobre o curso de Medicina ser difícil, mas é preciso pensar que o profissional está lidando com vidas humanas. Então, já é esperado que o curso vai exigir mais dos alunos.
Será que você está preparado para lidar com os desafios da área? Será que vale a pena fazer medicina? Confira algumas desvantagens do curso:
Grande carga de trabalho
Apesar da possibilidade de horário flexível, a carga horária para um médico costuma ser alta, com grande volume de trabalho.
Pode ser difícil conciliar a vida pessoal e outras atividades, como estudos e congressos médicos.
A carga horária de trabalho e pode ser diminuída com o tempo, mas só conforme o profissional for ganhando experiência e conquistando cargos mais elevados.
Altas expectativas dos pacientes
Todos esperam muito de um médico, seja na hora de oferecer um diagnóstico correto e um tratamento adequado até a ética e a conduta profissional.
O problema é que esses profissionais também erram, precisando lidar com toda a pressão emocional e psicológica.
Necessidade de atualização constante
Depois de seis anos de muito estudo e dedicação na faculdade, é preciso continuar estudando.
Depois da graduação, vêm residência médica, pós-graduações, cursos de especialização, mestrado, doutorado, congressos, etc. Isso exige muito tempo e dinheiro.
Concorrência
A concorrência para o curso de Medicina é considerável! A disputa já começa no momento do vestibular, afinal, o número de concorrentes por vaga costuma ser maior do que 100 nas melhores faculdades de Medicina do Brasil.
Duração do curso
O bacharelado em Medicina tem aulas integrais e duração de seis anos, tendo disciplinas teóricas e práticas. Ao todo são mais de oito mil horas de graduação.
Fora as aulas, estudante ainda precisa realizar dois anos de residência em alguma instituição credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica.
Como está o mercado de trabalho para profissionais de Medicina?
Uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta que a Medicina é a área com melhor remuneração e com as maiores taxas de ocupação, tendo quase todos os médicos empregados.
No entanto, é preciso levar em consideração as diferenças de uma região de trabalho para outra.
O maior número de profissionais estão concentrados em cidades grandes. Então, ainda há falta de profissionais para prestar atendimento à população que se encontra mais distante dos grandes centros.
Falando em remuneração, quem pretende prestar concurso para trabalhar em postos de saúde de cidades pequenas, pode chegar a ganhar cerca de R$ 20.000,00.
Em consultórios ou hospitais, o salário pode variar de acordo com o que é cobrado por cada profissional, com as áreas de atuação, entre outros.
Na dúvida sobre qual decisão tomar? Antes de optar pela Medicina, recomendamos que você fale com profissionais da área, acadêmicos e com sua família.
Por fim, avalie bem seu desejo profissional e pessoal, bem como suas motivações.
Se essa for a sua escolha, você precisa conhecer o cursinho de Medicina que pode te ajudar a conseguir uma boa nota no vestibular!
Preparamos os estudantes para os desafios dos vestibulares da área com os melhores professores e uma metodologia incrível!