Blog Descomplica
menino olhando para a tela de um notebook estudando sobre Protozoários

Protozoários: características, exemplos e doenças

Aprenda tudo sobre os protozoários, seus nomes científicos, características e as doenças causadas por esses organismos.

Atualizado em

Compartilhe

Os protozoários constituem um grupo de organismos vivos caracterizados por serem eucariontes unicelulares e heterotróficos. Pertencem ao reino protista, junto às algas. Sua única célula realiza todas as funções vitais: respiração, excreção e reprodução. Sua célula também apresenta vacúolos contráteis, a fim de realizar a regulação osmótica. 

Os protozoários possuem vida livre, porém, alguns são parasitas de outro organismo (como os animais e nós, os seres humanos). Os parasitas, geralmente são transmitidos através de água ou alimentos contaminados por fezes que contenham os cistos desses microrganismos.

Porém, em alguns casos, pode-se adquirir a doença por meio da picada de alguns insetos ou sexo sem proteção.

Representação do protozoário tripanossoma

Representação do protozoário tripanossoma.

Classificação

Os protozoários são classificados de acordo com a maneira de sua locomoção, como veremos a seguir:

  • Sarcodina: se locomovem com a formação de pseudópodes (falsos pés). Ex.: Amebas, foraminíferos
  • Mastigophora: possuem um flagelo para locomoção. Ex.: Tripanosoma, Giárdia, Leishimania
  • Ciliophora: possuem diversos cílios para a locomoção. Ex.: paramécios
  • Sporozoa: não possuem estruturas locomotoras. Ex.: Plasmodium
Esquema dos diferentes filos de protozoários

Esquema dos diferentes filos de protozoários.

Filo Sarcodina ou Rizópode

Se locomovem através da formação de pseudópodes, são de vida livre e se reproduzem por divisão binária. Esse filo é divido em amebas (principal representante), foraminíferos, radiolários e heliozoários. A maioria de suas espécies estabelece relação de comensalismo em seu hospedeiro.

Imagem de um Rizópode para ilustrar o conteúdo sobre Protozoários

Imagem de um Rizópode.

Filo Flagellata ou Mastigóforo

Possuem flagelo para sua locomoção e captura de alimentos. Apresentam vida livre ou séssil e sua reprodução se dá por divisão binária ou conjugação. A maioria se apresenta na forma de parasita do homem, como o Tripanosoma cruzi.

Imagem de Tripanossoma Cruzi para ilustrar o conteúdo sobre Protozoários

Imagem de Tripanossoma Cruzi

Filo Ciliophora

Possuem diversos cílios para a locomoção e captura de alimentos. Sua reprodução ocorre por divisão binária ou conjugação. A maioria é de vida livre (poucos são parasitas). Um exemplo desse filo é o protozoário paramécio.

Imagem de um paramécio para ilustrar o conteúdo sobre Protozoários

Imagem de um paramécio.

Filo Sporozoa

São protozoários que não possuem estruturas locomotoras. Todos os seus representantes são parasitas de vertebrados e invertebrados.

Sua reprodução é através da alternância de gerações sexuada e assexuada e a produção de esporos. São exemplos de doenças causadas por protozoários desse filo a malária e a toxoplasmose.

Imagem de uma célula com Plasmodium para ilustrar o conteúdo sobre Protozoários

Imagem de uma célula com Plasmodium.

Características dos protozoários

Os protozoários constituem um grupo de eucariontes com cerca de 20 mil espécies. São um grupo diversificado e heterogêneo, podendo ser encontrados livres ou em associação com outros seres (maioria das vezes), através de relações como o parasitismo, comensalismo ou mutualismo. 

A Leishmaniose é causada pelo protozoário Leishmania brasiliensis e, uma vez inoculado no hospedeiro (mosquito flebótomo), o parasita se desenvolve dentro dos macrófagos (células do sistema imune, que realizam fagocitose)

A Leishmaniose é causada pelo protozoário Leishmania brasiliensis e, uma vez inoculado no hospedeiro (mosquito flebótomo), o parasita se desenvolve dentro dos macrófagos (células do sistema imune, que realizam fagocitose).

Vale lembrar que a troca de gases respiratórios dos protozoários é realizada em toda a superfície celular e, na maioria das vezes os protozoários são encontrados em ambientes úmidos e aquáticos, como em água doce, salgada e salobra. 

As espécies que vivem em água doce apresentam o vacúolo contrátil (também chamado de pulsátil), que é uma estrutura responsável por auxiliar no controle da osmorregulação, pois como o interior do protozoário é hipertônico em relação ao meio, ocorre um contínuo fluxo de água para o interior da célula e, o vacúolo atua retirando o excesso de água para fora do organismo.

Microscopia de um Paramécio, onde as linhas em preto indicam os vacúolos contráteis para ilustrar o conteúdo sobre Protozoários

Microscopia de um Paramécio, onde as linhas em preto indicam os vacúolos contráteis.

Alimentação e excreção

Os protozoários se alimentam através de vacúolos digestivos, que se formam através da fagocitose de partículas externas: capturam o alimento por fagocitose, originando os fagossomos (que se fundem aos lisossomos), formando vacúolos digestivos.

Após a digestão, os restos são eliminados por clasmocitose, através dos vacúolos. Essa excreção pode ser realizada por toda a superfície celular.

É importante lembrar que algumas espécies de protozoários são capazes de nutrir-se através da fotossíntese.

Reprodução 

Os protozoários podem reproduzir-se de maneira sexuada ou assexuada, sendo a reprodução assexuada mais comum. A reprodução assexuada pode ser por divisão binária ou múltipla; já a reprodução sexuada ocorre através da conjugação.

Representação de reprodução assexuada: divisão binária para ilustrar o conteúdo sobre Protozoários

Representação de reprodução assexuada: divisão binária.

  • Divisão binária: a célula mãe se divide e origina células-filhas
  • Divisão múltipla: a célula faz mitoses, formando vários núcleos que se dividem em células pequena
  • Conjugação: união de dois indivíduos com troca de material genético
Representação de reprodução sexuada: conjugação para ilustrar o conteúdo sobre Protozoários

Representação de reprodução sexuada: conjugação.

Vale lembrar que em algumas espécies ocorre a alternância de gerações (sexuada e assexuada) e a formação de esporos.

Doenças

Abaixo segue uma tabela com as principais doenças causadas pelos protozoários, nome científico do protozoário, características das doenças e prevenção. 

Nome da doençaNome científico do protozoárioComo adquire a doença?Características da doençaPrevenção
AmebíaseEntamoeba histolyticaIngestão de água ou alimentos contaminados com o protozoárioProvoca ulcerações no intestino grossoFerver água de beber e lavar bem as verduras e frutas. Lavar as mãos antes das refeições
Doença de ChagasTripanossoma cruziPicada e fezes do inseto barbeiro (Tricomona infestans) com o protozoárioAtaca o sistema circulatório, causando sérios problemas no coraçãoSubstituir moradias de barro ou madeira por casas de alvenaria, evitando locais onde o barbeiro possa se esconder
LeishmanioseLeishmania brasiliensisPicada do mosquito flebótomo contaminado com o protozoárioProvoca feridas na pele, mucosas, lábios e narizCombate ao mosquito transmissor
GiardíaseGiardia lambliaIngestão de água ou alimentos contaminados com o protozoárioAtaca o intestino delgado, causando fortes dores diarreicas, podendo levar a desidrataçãoFerver água de beber e lavar bem as verduras e frutas. Lavar as mãos antes das refeições
MaláriaPlasmodium sp.Picada do mosquito fêmea anófeles contaminado com o protozoárioAtaca o fígado, baço e outros órgãos. Causa febre muito altaCombate ao mosquito transmissor
TricomoníaseTricomonas vaginalisDoença sexualmente transmissível (pode ser tratada)Ocorre corrimento abundante e prurido (coceira) vaginalUso de preservativo
ToxoplasmoseToxoplasma gondiiContato com fezes de animais domésticos contaminados com o protozoárioProvoca mal-estar, dores de cabeça e musculares, prostração, febre, aumento dos gânglios, pode atingir o feto e causar cegueira, deficiência mental e morteEvitar contato em locais que contenham fezes de animais domésticos

 

Curtiu o conteúdo sobre protozoários? O que acha de continuar estudando sobre diferentes matérias com o cursinho preparatório da Descomplica? Corre pra cá!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Biologia - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você