Tema de Redação: A importância da humanização no atendimento ao paciente no Brasil
O Tema de Redação da Semana 45 já está liberado! Quer saber qual é? Confira abaixo o tema e a proposta de redação, com a coletânea de textos, para você treinar a sua escrita e garantir uma boa nota do vestibular!
Vai ficar de fora? Confira o tema A importância da humanização no atendimento ao paciente no Brasil
Confira, abaixo, a proposta de redação.
A partir da leitura dos textos seguintes e de seus conhecimentos prévios, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO AO PACIENTE NO BRASIL. Para tanto, selecione e organize, de forma coerente e coesa, argumentos para a defesa de seu ponto de vista. Não copie os textos.
Texto 1
Seminário discute a necessidade de proximidade no atendimento ao paciente
SCHAEFER, C. – 07 de abril de 2016
Profissional qualificado na área da saúde não é aquele com o melhor currículo. O que diferencia médicos, enfermei- ros, fisioterapeutas, psicólogos ou qualquer outro profissional é o seu lado humano. Durante uma hora, na noite de quarta, 6 de abril, o médico José Camargo falou sobre a importância de sensibilizar-se na área da saúde.
O pioneiro em transplantes de pulmão fora dos Estados Unidos encantou a plateia no 1o Seminário de Saúde Integrada da Unisinos. Emocionou professores, alunos e profissionais. […]
Em algum ponto da trajetória, seja por uma rotina alucinante de hospital ou consultório, ou pelo curto tempo de atendimento, a relação com o paciente desapareceu. […]
Compartilhando inúmeras histórias da relação com seus pacientes, José Camargo finaliza sua palestra falando do segredo para ser um profissional qualificado na área. “Precisamos sempre lembrar de tratar pessoas doentes, não doenças em pessoas”.
Disponível em: <http://www.unisinos.br/noticias/eventos/a-importancia-da-humanizacao>. Acesso em: 26 ago. 2016
Texto 2
Médico diz que 70% do diagnóstico é feito com atendimento humanizado
FREITAS, L. – 16 de setembro de 2015.
O médico e presidente da Sociedade Brasileira em Clínica Médica, Antônio Carlos Lopes, defende que a relação médico-paciente deve ser humanística e afirma que “70% do atendimento e diagnóstico dado por um médico clínico geral são realizados através das conversas com os pacientes e cerca de 30% são feitos com outras intervenções, como exames”.
Disponível em: <http://cidadeverde.com/noticias/202439/medico-diz-que-70-do-diagnostico-e-feito-com-atendimento-humanizado>. Acesso em: 29 ago. 2016. Adaptado.
No desenvolvimento do tema, o candidato deverá
a) demonstrar domínio da escrita-padrão;
b) manter a abordagem nos limites da proposta;
c) redigir o texto no modo dissertativo-argumentativo (não são aceitos textos narrativos nem poemas).
d) demonstrar capacidade de seleção, organização e relação de argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista.
Apresentação da redação
a) O texto deverá ter de 25 a 30 linhas, mantendo-se no limite do espaço destinado à Redação.
b) A Redação não deve ser identificada, por meio de assinatura ou por qualquer outro sinal.