Blog Descomplica
Homem branco em estoque para ilustrar texto sobre tecnólogo em logística

Tecnólogo em Logística: saiba tudo que precisa

A gente traz tudo que você precisa saber para se tornar um tecnólogo em logística determinado e direcionado! Clique aqui e confira!

Atualizado em

Compartilhe

Em meio à fase econômica atual, é comum pensar bastante antes de tomar a decisão de dedicar tempo de estudo a determinada área profissional.

Nessa hora, é preciso avaliar uma série de coisas importantes, como seus objetivos, seu perfil, suas habilidades e vocações, além do estado do mercado de trabalho naquele setor.

Por isso, a gente vai te mostrar agora tudo o que você precisa saber para se tornar um tecnólogo em logística e atuar num ramo extremamente aquecido. Vamos nessa?

Veja também o post sobre o que é logística

O que faz um tecnólogo em logística?

Com a distância entre os mercados cada vez menor, trocas comerciais são realizadas por empresas do mundo todo. Assim, as organizações necessitam de sistemas estratégicos para fazer negócio e contam com o profissional da Logística para se encarregar desse gerenciamento.

O tecnólogo em logística se responsabiliza por melhorar continuamente os processos para aumentar a produtividade e diminuir os custos. Ele é o especialista na gestão de procedimentos, tais como:

  • recebimento de produtos;
  • distribuição;
  • armazenagem;
  • unidades logísticas;
  • atendimento a clientes e fornecedores;
  • transportes;
  • importação e exportação.

Desse modo, é fundamental contar com esse profissional para o bom andamento dos negócios, não acha?

Todos os movimentos físicos e de informações relacionados às operações da cadeia de suprimentos, são coordenados e planejados pelo tecnólogo em logística.

E o que a gente pode dizer sobre as áreas de atuação de um tecnólogo em logística? Ah, só coisa boa! Tem muito o que fazer para quem deseja se dedicar a essa função. Desde indústrias farmacêuticas até e-commerces necessitam e buscam por especialistas na área, que poderão atuar em alguns setores que a gente vai te mostrar agora. Vambora?

Leia também o texto sobre Faculdade de logística

Gestor da cadeia de suprimentos — Supply Chain

Esse setor demanda um olhar amplo do profissional que executa seu gerenciamento, já que envolve não apenas sua empresa, mas também todos os seus parceiros, desde fornecedores até transportadoras. Passa pela busca de integrar todos os serviços pra gerar economia e eficiência.

Realizando os processos de forma integrada, o tecnólogo em logística consegue cumprir as demandas antecipadamente e satisfazer muito mais o cliente. Sua empresa se torna mais competitiva no mercado e os lucros também aumentam.

Gestor de prevenção de perdas

É inevitável que haja perdas em qualquer negócio e independentemente do seu segmento é necessário minimizá-las para evitar prejuízos.

Por isso, é primordial um gestor que mantenha o equilíbrio do estoque ao acompanhar o fluxo dos itens e evite erros como inconsistências sistêmicas — do que se está registrado no sistema com o que realmente está disponível.

As perdas passam por roubos, furtos, danos ou má gestão, acarretando erro na geração dos pedidos. Basicamente, a empresa fica com seu resultado financeiro comprometido.

Dessa forma, ao operar de maneira eficaz a prevenção de perdas e erros, o tecnólogo em logística evita transtornos e prejuízos.

Especialista em transporte e armazenagem

Variando pelo tamanho e atividade praticada pela empresa, o profissional pode atuar exclusivamente coordenando rotas e meios de transportes utilizados pras mercadorias.

Ou seja, terá responsabilidade nos orçamentos com transportadoras sempre buscando economia, além de cuidar da segurança desses transportes, identificando potenciais riscos pra evitá-los.

Além disso, cuidará da melhoria dos locais físicos, examinando as circunstâncias de armazenagem dos ambientes e deverá apontar quaisquer mudanças que necessitem ocorrer.

É primordial o conhecimento dos materiais que podem ser utilizados ou não, pois precisa definir o que for melhor pra empresa.

Ao passo que alimentos podem ser embalados e transportados de uma maneira, os eletrodomésticos, por exemplo, precisam de outro tipo de embalagem e transporte.

Planejador de demanda e estoques

Pensa só se o cliente efetua uma compra, mas não tem o item em seu estoque. Péssimo, né? É para isso não acontecer que o tecnólogo em logística prevê a demanda dos produtos e dos serviços oferecidos pela empresa.

Ele planeja detalhadamente — usando todos os sistemas de gestão — identificando onde e quando as mercadorias serão necessárias e em qual quantidade.

Esse setor exige o que a gente chama de gestão de estoques, pois é preciso se programar e antecipar os pedidos de produtos e matérias-primas. São essas técnicas que darão a garantia de qualidade e eficiência, já que por meio delas haverá planejamento para atender com excelência.

Bora falar de mais uma área de atuação para o tecnólogo em logística?

Planejador logístico

Como o próprio nome já diz, o profissional que atua como planejador logístico se responsabiliza pelo planejamento estratégico da área de logística da empresa. É quem comanda a organização do processo logístico, a sua execução e o seu acompanhamento.

O tecnólogo em logística que atua como planejador logístico, elabora orçamentos pra área e define os indicadores de produtividade, desempenho e performance em custos.

Sendo assim, ele pode corrigir falhas e evitar quaisquer situações adversas que atrapalhem a qualidade dos processos.

Tá mais do que provado que ao investir na carreira de tecnólogo em logística, as possibilidades são infinitas né? Mas com tantas responsas assim, será que a grana é boa e vale a pena?

Aproveite para ver o texto completo sobre áreas da logística

Quanto ganha um tecnólogo em logística?

O tecnólogo em logística é um profissional muito requisitado no mercado de trabalho devido à escassez de pessoal capacitado para o desempenho da função. Dependendo do setor específico de atuação e cargo exercido, pode-se ganhar muito bem.

Em média, o salário do profissional formado como tecnólogo em logística é de R$2.696 para uma jornada de 44 horas semanais de trabalho.

Leia também o texto sobre salários da área de logística

Quanto tempo dura o curso de Tecnologia em Logística?

O curso Superior de Tecnologia em Logística leva em média de 2 a 3 anos e é um curso de graduação com diploma válido e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Além de ter um tempo menor para conclusão, a graduação tecnológica se difere do bacharelado por ser bastante voltada pra prática.

Por ser curso de nível superior, o formado como tecnólogo em logística pode cursar uma pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado. Algumas matérias abordadas pelo curso são:

  • Coaching e Planejamento de Carreira;
  • Métodos Quantitativos Aplicados aos Negócios;
  • Comunicação Empresarial;
  • Gestão Empresarial;
  • Processos Logísticos;
  • Planejamento e Controle da Produção & Logística;
  • Gerenciamento de Processos;
  • Estatística Aplicada aos Negócios;
  • Administração de Materiais;
  • Direito Empresarial.

Tecnólogo em Logística EaD

Outra boa informação sobre o curso de Tecnologia em Logística, é a possibilidade de realizar a formação sem precisar se deslocar até uma instituição de ensino, com a modalidade de educação a distância, a famosa EaD.

Tendo um notebook, tablet, computador, celular e acesso à internet, o estudante pode acompanhar as aulas da melhor forma para si, nos horários que desejar e sem precisar de deslocamento. Tudo por meio de plataformas virtuais de ensino. E a modalidade EaD mantém a mesma qualidade do ensino presencial.

Ao mesmo tempo, outra grande vantagem de cursar o Tecnólogo em Logística EaD é o valor da mensalidade, que é bem menor do que o valor aplicado aos cursos presenciais. Não tá ficando cada vez melhor?

Ah, importante lembrar: o curso EaD também tem diploma válido e reconhecido pelo MEC e tem a mesma relevância do diploma do curso presencial, fechou?

Quem faz o curso Tecnólogo em Logística?

Para poder ingressar no curso Tecnólogo em Logística, é preciso ter concluído o Ensino Médio, pois se trata de uma graduação. Mas em relação ao perfil indicado pra essa área? Combina ou não contigo? Bom, se liga nas dicas!

Se você curte exatas já está num bom caminho, mas precisa saber que a Logística é bem mais que isso. Ela exige muitas competências de diversas áreas e o equilíbrio é fundamental para quem quiser seguir carreira.

Para ficar fácil, você precisa ter um pouco de tudo:

  • planejamento;
  • flexibilidade;
  • disposição;
  • organização;
  • curiosidade;
  • comunicação;
  • proatividade;
  • capacidade pra trabalhar em equipe;
  • dinamismo.

E aí gostou do conteúdo sobre curso tecnólogo em logística? Se você estiver se preparando para o Vestibular ou Enem, pode contar com o curso preparatório  da Descomplica.

E se ainda estiver em dúvida de qual faculdade fazer, conheça as opções da Faculdade EAD da Descomplica.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você