Blog Descomplica
Imagem de uma tela de computador com um trecho de código html para ilustrar artigo sobre tecnologia e mercado de trabalho

Tecnologia e o mercado de trabalho: quais são as melhores oportunidades?

Atualizado em

Compartilhe

O metaverso e o crescimento do setor dos games são acontecimentos que merecem atenção especial quando o assunto é mercado de trabalho. Quem busca pelas profissões do futuro já entendeu que tecnologia é o caminho, mas que tal conhecer as melhores oportunidades na área?

Uma pesquisa realizada por nós, da Descomplica, chamada “Descomplicando o futuro das profissões”, mapeou a construção de novos sistemas, funções, profissões e habilidades derivadas da tecnologia, Metaverso, NFTs, games e outros conceitos. Também conseguimos medir a interação dessas partes com as profissões do futuro.

Quer saber mais sobre o metaverso e o impacto da tecnologia nas profissões do futuro? Vem que a gente te conta!

Tecnologia é o futuro do mercado de trabalho?

Antes de falarmos sobre o porquê de investir no metaverso se você quiser se diferenciar no futuro, precisamos explicar sobre a importância da tecnologia em nossas vidas. No estudo que a gente conduziu, usamos dois métodos diferentes para coletar dados.

O primeiro método usou um mapa de dados secundários e relatórios especializados com mais de 100 materiais para consulta. O segundo recorreu a um painel de tendências, no qual foram entrevistados 19 profissionais brasileiros nas áreas de Recursos Humanos, Tecnologia, Finanças, Saúde, Cultura, Startups, Entretenimento, Educação, Comunicação, Games, Logística, Marketing e Marketing Digital.

 “A tecnologia não vai apenas abrir diversas frentes profissionais específicas e relacionadas ao território digital, como profissões ligadas ao metaverso, como vai revolucionar estruturalmente setores tradicionais, como a Medicina, o Direito ou mesmo o Setor Financeiro”, analisa Roberta Campos, diretora de Insights na Descomplica.

Mesmo que você não esteja em uma área ligada diretamente à tecnologia, acredite, ela será fundamental para a sua vida. Segundo as tendências, ela revolucionará estruturas centralizadas, como a Medicina, mas, também, descentralizadas, como o setor financeiro. 

Mulher com óculos de realidade virtual para ilustrar as possibilidades que o metaverso cria para o mercado de trabalho em tecologia

Mercado de trabalho e o metaverso

Olha só que interessante: um relatório feito pela Meta e elaborado pelo Analyst Group sugere que o metaverso contribuirá com 2,8% do PIB global durante a próxima década!

Obviamente, por ser algo novo, a maior parte da população ainda desconhece o que é o metaverso e como ele pode ajudar a alavancar a sua carreira. Por isso, vamos a uma breve explicação:

O metaverso é uma nova tecnologia imersiva, que apresenta um mundo virtual ao qual você pode se conectar através de dispositivos externos. Nele, você também poderá interagir com seu avatar de maneira semelhante à que fazemos na realidade.

Segundo especialistas, nos próximos anos, a identidade digital será fundamental. Até hoje, nas redes sociais, a maioria dos usuários tem uma atitude passiva, sendo observadores que contemplam as criações dos outros. O metaverso mudará essa atitude.

Quer exemplos? Seu avatar terá uma identidade própria e, se você compra um acessório de diferentes modelos e marcas, por exemplo, poderá levá-lo com você, pois este item pertence à sua identidade digital.

Metaverso e o mercado de trabalho

O metaverso promete impulsionar o mercado de trabalho. E não apenas no Meta, antigo Facebook, que já anunciou investimentos bilionários para impulsionar a tendência.

Com o desenvolvimento do metaverso, muitos perfis serão procurados, desde designers que contribuem para criar este universo até especialistas em marketing, vendas e novas tecnologias, como o Blockchain.

As possibilidades de desenvolver uma carreira no metaverso só crescem. Olha só algumas delas:

  • Desenvolvedores: eles construirão um ecossistema inteiro em torno da nova realidade, o que exigirá o conhecimento técnico;
  • Designers 3D: criadores do metaverso a nível estético, dando forma a toda a estrutura virtual;
  • Engenheiros de software: tudo é executado a partir do software;
  • Engenheiros especializados em motores gráficos: é preciso dominar motores como o Unity ou Unreal Engine 5, que são atualmente os mais avançados; 
  • Planejadores Metaverse: focados em identificar oportunidades de mercado que tornarão possível gerar uma estrutura de crescimento para a atividade das empresas no metaverso;
  • Profissionais de telecomunicação: que saibam tudo sobre 5G e suas evoluções posteriores;
  • Especialistas em marketing metaverso: para criar campanhas publicitárias imersivas e de realidade virtual;
  • Criadores de conteúdo: será preciso cativar os usuários com histórias imersivas. 

Curte tecnologia e quer saber mais sobre metaverso? A Descomplica tem graduação e pós-graduação EAD com temas super interessantes pra você dar aquele salto na sua vida profissional. Vale muito a pena conhecer os nossos cursos! 

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você