Para diferenciar os seres vivos dos seres não vivos, devemos ter em mente essas 3 questões:
- O ser é constituído por células?
- Nascem, crescem e morrem?
- Movimentam-se e têm reações aos estímulos físicos e químicos?
- Se reproduzem?
Se a maioria dessas questões foi respondida como SIM, estamos falando de um ser vivo! Exemplos de seres vivos, são as plantas, animais, bactérias, humanos…entre outros. E exemplos de seres não vivos, temos as rochas, pedras, água, fogo.
Os seres vivos podem ser formados por uma (unicelular) ou mais células (pluricelulares). As bactérias são exemplos de seres unicelulares e, pluricelulares, podemos citar as plantas, animais, entre outros. Os seres não vivos não podem ser classificados dessa forma, pois não possuem células. Vale lembrar que os seres vivos precisam dos não vivos para sobreviver, por exemplo, dependemos do ar (não vivo) para respirarmos e sobrevivermos.
Categorias taxonômicas
A taxonomia foi criada com o intuito de organização das espécies de acordo com o parentesco evolutivo. Essa classificação é de acordo com a árvore filogenética dos seres. A categoria básica é a espécie, que é definida como seres semelhantes entre si e que são capazes de se reproduzir naturalmente, originando descendentes férteis.
Animais de mesma espécie são colocados em uma categoria que se chama gênero. Todos os animais que pertencem ao mesmo gênero, são agrupados em famílias, que são agrupadas em ordens. As ordens são agrupadas em classes, que são reunidas em filos e depois, reinos. (os reinos serão estudados mais pra frente nesse resumo). Veja a imagem a seguir para ficar mais fácil o entendimento:
A ordem é: reino – filo –classe- ordem – família – gênero – espécie. Uma dica de como decorar essa ordem é lembrar da palavra “ REFICOFAGE”: RE(reino), FI (filo), C (classe). O (ordem), FA (família), G (gênero), E (espécie).
Olha só como a taxonomia pode ser cobrada nas provas:
(Unicid/2014) Analise a tabela com a classificação taxonômica parcial da cabra, da ovelha e da vaca.
Com base na tabela, é correto afirmar que
- A) a cabra, a ovelha e a vaca não pertencem ao mesmo filo.
- B) a cabra e a ovelha pertencem à mesma espécie, porém a gêneros diferentes.
- C) apenas a vaca é um bovídeo.
- D) apenas a cabra é um caprino.
- E) a cabra, a ovelha e a vaca pertencem obrigatoriamente à mesma ordem.
A resposta correta seria a letra E, pois todos os animais que aparecem na tabela pertencem à mesma família: Bovidae. Desse modo, lembrando do REFICOFAGE, pertencem à mesma ordem, à mesma classe (Mammalia), ao mesmo filo e ao mesmo reino.
Nomenclatura binominal
O sistema binominal foi desenvolvido por Carl Linneaus, que consiste no nome científico. A língua utilizada para escrever nomes científicos é o latim e eles devem estar destacados no texto (sublinhados ou em itálico). O epíteto genérico deve vir com a primeira letra maiúscula e o epíteto específico com letra minúscula.
Através dessa nomenclatura, cada ser vivo é nomeado com duas palavras: a primeira se referindo ao nome genérico (gênero) e a segunda, ao nome específico.
Como exemplo:
- Bothrops jararaca
(Bothrops representa o epíteto genérico e jararaca indica o epíteto específico) - Panthera onça
Regra para Família
Entre plantas, fungos e algas, a família possui terminação “–aceae”. Como exemplo: Arecaceae
Para os animais, a família termina em “–idae”;
Regra para subespécie:
Quando há subespécie, o epíteto subespecífico deve constar depois do nome da espécie, em letra minúscula: ex: Rhea americana darwin.
Isso ocorre principalmente quando existem populações em regiões geográficas diferentes, acumulando mutações que provocam pequenas diferenças entre elas. Contudo, preservam a característica de espécie por serem capazes, mesmo sendo subespécies diferentes, de se reproduzir e gerar descendentes férteis.
Autoria e datação
Para inserir a data em que a espécie foi descrita, juntamente com o seu autor, deve-se colocar o nome do epíteto genérico em letra maiúscula, epíteto específico em minúscula, seguido do nome do autor e o ano da publicação. Exemplo:
Dasyatis americana Hildebrand & Schroeder, 1928
Veja mais exemplos de como a taxonomia e nomenclatura podem ser cobradas nas provas:
(UECE/2019) Utilizando os conhecimentos sobre regras de nomenclatura científica, assinale a opção correta.
- a) Croton argyrophylloides e Croton sonderianus pertencem à mesma espécie.
- b) Adelophryne Maranguapensis é a grafia correta para uma espécie de rã endêmica de Maranguape.
- c) Caesalpinia echinata e Caelsapinia ferrea pertencem ao mesmo gênero.
- d) adelophryne baturitensis é a grafia correta para uma espécie de rã endêmica de Baturité.
A resposta correta seria a letra C, pois Caesalpinia echinata e Caelsapinia ferrea são duas espécies diferentes de plantas, muito aparentadas, uma vez que pertencem ao mesmo gênero (Caesalpinia).
(Unicamp-1998) De acordo com o sistema binomial de nomenclatura estabelecido por Linnaeus, o nome científicoFelis catus aplica-se a todos os gatos domésticos como angorás, siameses, persas, abissínios e malhados. O gato selvagem (Felis silvestris), o lince (Felis lynx) e o puma ou suçuarana (Felis concolor) são espécies relacionadas ao gato.
- a) A que gênero pertencem todos os animais mencionados?
- b) Por que todos os gatos domésticos são designados por um mesmo nome científico?
- c) Qual dos nomes a seguir designa corretamente a família a que pertencem esses animais: Felinaceae, Felidae, Felini, Felinus ou Felidaceae? Justifique.
A resposta às questão seriam:
a) O gênero que pertence a todos os animais mencionados é Felis.
b) Porque todas as raças de gatos domésticos pertencem à mesma espécie (Felis catus).
c) O nome Felidae pertence à família dos gatos, que significa felídeos em português. Isso deve-se ao fato de a terminação “idae” estar presente no nome que designa uma família, de acordo com as regras do sistema de nomenclatura.
Reinos animais
Os reinos podem ser classificados em 5: Monera, Protista, Funghi, Plantae e Animalia.
- Reino Monera: reúne as eubactérias e arqueobactérias; seres procariontes e unicelulares
-Exemplo: bactérias, cianobactérias - Reino Proctista: reúne todos os protozoários e algas; eucariontes e possuemcaracterísticas gerais bastante diversas, podendo ser uni ou pluricelulares, anaeróbicos ou aeróbicos,autotróficos ou heterotróficos
-Exemplo: paramécio - Reino Fungi: reúne todos os eucariontes (uni ou pluricelulares) e heterotróficos
-Exemplo: fungos - Reino Plantae: reúne todos os eucariontes, pluricelulares, autótrofos e fotossintetizantes
Exemplo: plantas - Reino Animalia: reúne todos os indivíduos eucariontes, pluricelulares e heterotróficos
Exemplo: poríferos, cnidários, vermes, moluscos, anelídeos, anelídeos, atrópodes, equinodermos e cordados
Mapa mental
Agora, para finalizar nosso estudo sobre os tipos de seres e classificação, segue um super mapa mental que vai te ajudar a memorizar os conceitos abordados até aqui!